930 painéis solares fotovoltaicos vão permitir a hipermercado E. Leclerc poupar 42.000 euros por ano

14:30 - 21/05/2019 ECONOMIA
A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, fechou um projeto com o hipermercado E.Leclerc na Bobadela, concelho de Loures, para instalação de unidade de produção em autoconsumo constituída por 930 painéis solares fotovoltaicos de 295W.

Este projeto visa a produção de energia elétrica a partir do sol que será integralmente consumida pelo hipermercado. Com 275 kW de potência, será possível produzir cerca de 378.000 kWh por ano, o que se traduz numa poupança anual de 42 000 euros. Também o ambiente sai beneficiado, com uma redução de cerca de 220 toneladas de CO2 por ano. Ao fim de 25 anos, mais de 5500 toneladas de CO2 serão poupadas.

Segundo o Responsável do hipermercado E.Leclerc na Bobadela, Orlando Pinão, “as superfícies comerciais como a nossa têm grandes consumos de energia, sobretudo pela utilização de equipamentos de frio, climatização e iluminação, pelo que estes sistemas de autoconsumo permitem uma poupança muito significativa na nossa fatura energética. Este modelo de produção de energia com painéis solares tem também a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara, precisamente durante o dia, quando existe sol.

Raul Santos, responsável da SunEnergy, refere que “este projeto envolveu um caderno de encargos extremamente exigente e apenas as empresas de maior dimensão, com provas dadas e mais preparadas como a SunEnergy poderiam estar à altura para corresponder às exigências do cliente. Para toda a equipa da SunEnergy é um motivo de orgulho e enorme satisfação podermos merecer a confiança de um cliente com este nível de exigência e estamos seguros de que estaremos à altura do desafio.

Este tipo de investimentos é cada vez mais procurado por particulares, setor público e empresas dos mais diversos ramos de atividade, uma vez que o custo da energia tem vindo a aumentar ano após ano, não se prevendo que esta tendência se altere num futuro próximo. Com um nível de risco muito baixo, uma rentabilidade superior a 20/25% e um retorno ao fim de 4/5 anos, este é um investimento que faz cada vez mais sentido ser considerado.

 

Por: GuessWhat