Pelo nono ano consecutivo | Autarquia de VRSA novamente premiada como «Mais Familiarmente Responsável»

15:20 - 23/11/2017 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi distinguida, pelo nono ano consecutivo, pelo observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, como «Autarquia + Familiarmente Responsável».

O galardão dá destaque às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho.

Com a atribuição deste prémio, a autarquia junta-se ao conjunto de 60 municípios, a nível nacional, que vêm adotando iniciativas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes. Por ter conquistado o distintivo desde a primeira edição (2009), VRSA terá direito a receber a Bandeira Verde com Palma.

Algumas das ações levadas a cabo pela Câmara Municipal, que contribuíram para a sua nomeação, foram a atribuição gratuita de livros escolares, o programa «Cuidar», através do qual já foram realizadas 700 cirurgias e mais de 8000 consultas oftalmológicas, ou medidas como o ‘cartão família’ e o ‘cartão social’.

Conceição Cabrita, presidente da autarquia vila-realense, afirma que «este prémio é o resultado das medidas sociais desenvolvidas há mais de uma década pelo executivo e das iniciativas pioneiras desenvolvidas na área da saúde, educação ou auxílios económicos que têm beneficiado centenas de famílias no concelho».

Este reconhecimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas resulta ainda das políticas de família adotadas pela edilidade vila-realense em diversas áreas de atuação, nomeadamente os auxílios prestados ao nível dos serviços básicos, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre.

Foram igualmente avaliadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários no que se refere à conciliação entre a vida profissional e familiar.

 

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família, a qual se alargou para um novo conceito: as Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Após esse trabalho, a APFN criou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), procedendo anualmente à realização de inquéritos junto dos municípios com vista a efetuar um levantamento das boas práticas existentes.

É nesse seguimento que, este ano, se volta a realizar a 9.ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».

 

Por: CM VRSA