ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ RUMA À MARTINICA

17:45 - 06/01/2017 LOULÉ
Dez alunos e professores da Escola Secundária de Loulé preparam-se para rumar a Martinica, território ultramarino insular Francês, no âmbito do projeto Erasmus+ financiado pela EU.

Trata-se de uma parceria entre escolas de cinco países, Lycée professionnel la Trinité, Martinica, França, Escola Secundária de Loulé, Portugal, - Liceo Statale Principe Umberto, Sicilia, Itália, Pärnu Ühisgümnaasium, Estónia e Šolski center Krško-Sevnica, Eslovénia, para a Inovação e Boas Práticas, intitulado “Education au patrimoine via les parcours de santé »

O projeto pretende utilizar os dispositivos móveis e as suas aplicações simples como ferramentas motivadoras e recursos educacionais para atividades práticas e experimentais, nomeadamente roteiros eletrónicos de percursos educativos, que facilitem as saídas de campo/visitas de estudo. O objetivo é tirar partido da eficiência e portabilidade crescentes das mais recentes TIC.

Os utilizadores da aplicação, professores, estudantes, e posteriormente o público em geral, poderão facilmente orientar-se nas saídas de campo, através de percursos georreferenciados que poderão ser percorridos a pé e/ou de bicicleta. Os roteiros incluirão ainda percursos alternativos para pessoas com mobilidade reduzida.

Depois de um primeiro encontro em Krško, na Eslovénia, bem sucedido, a parceria, durante 10 dias consecutivos, vai dar continuidade às atividades de educação e formação, desta vez, no Lycée professionnel da la Trinité, Martinica, na área de “Sistemas de Posicionamento Global e Ferramentas para a Georreferenciação” e ainda na “Produção de Conteúdos Multimédia.” Os coordenadores de projeto vão também ter reuniões transnacionais, para avaliar as  atividades em curso, reestruturar as planificações, testar ferramentas e disseminar o projeto junto das autoridades locais.

A representação portuguesa que participará diretamente nos trabalhos far-se-á representar pelos professores coordenadores Duarte Duarte, Mª Ermelinda Travia e Paulo Ribeiro; pelos professores assistentes dos formadores franceses Ana Margarida Maria e Júlio Ribeiro; e ainda pelos alunos Nina Muchketat e Rafaela Guia (11ºano do Curso de Ciências e Tecnologias), Cíntia de São Vicente (2º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural), Carlos Grilo e Tomás Encarnação (2º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos).

 

Por: Duarte Duarte