INEM informa sobre quantidade e localização de meios disponíveis no Algarve

DISPOSITIVO DO INEM NO ALGARVE

 

1.       Os meios que neste momento o INEM, em estreita colaboração com os outros elementos do SIEM que prestam socorro às populações, tem posicionados na região do Algarve são:

1 Helicóptero, sediado em Loulé (centro do Algarve).

15 PEM – Postos de Emergência Médica - As Ambulâncias de Socorro (AS) têm como missão assegurar a deslocação rápida de uma tripulação com formação em técnicas de emergência médica ao local da ocorrência e no mínimo tempo possível, em complementaridade e articulação com os outros meios de emergência médica pré-hospitalar bem como o eventual transporte para a unidade de saúde mais adequada ao estado clínico da vítima. As AS estão fixadas em Postos de Emergência Médica operados por entidades agentes de proteção civil e/ou por elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica, (geralmente Corpos de Bombeiros) sendo tripuladas por elementos pertencentes às respetivas entidades, com formação específica em técnicas de emergência médica pré-hospitalar, definida e certificada pelo INEM.

5 AEM - As Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) integram uma equipa de dois Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE) do INEM e têm como missão a deslocação rápida de uma equipa de emergência médica pré-hospitalar ao local da ocorrência, a estabilização clínica das vítimas de acidente ou de doença súbita e o transporte assistido para o serviço de urgência mais adequado ao seu estado clínico. As AEM estão sediadas em bases do próprio INEM e dispõem de equipamento diverso de avaliação, reanimação e estabilização clínica, indispensável ao cumprimento dos algoritmos de decisão médica definidos pelo INEM e aprovados pela Ordem dos Médicos.

3 VMER - A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. A sua equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro e dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida. As VMER atuam na dependência direta dos CODU e têm base hospitalar.

4 SIV - As ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, tais como manobras de reanimação. A tripulação é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência e visa a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré hospitalar à população.

1 UMIPE - Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência. Acionada pelo CODU, intervêm com as vítimas no local da ocorrência em situações como acidentes de viação e outros, mortes inesperadas ou traumáticas, emergências psicológicas, abuso/violação física ou sexual, ocorrências que envolvam crianças, entre outros.

1 TIP - O Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) é um serviço que se dedica ao transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde. As ambulâncias que asseguram este serviço dispõem de uma tripulação constituída por um médico, um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência. Estão equipadas com todo o material necessário à estabilização de doentes dos 0 aos 18 anos de idade, permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento. O serviço tem uma cobertura nacional e funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

1 MEM – Motociclo de Emergência Médica

3 Ambulâncias de Socorro com protocolo ‘Posto de Reserva’

2 DAE – Desfibrilhadores Automáticos Externos com elementos de Corporações de Bombeiros em zonas turísticas (para além dos DAE que integram a carga de todas as AEM, MEM, PEM e Reserva do INEM na região do Algarve, num total de 26 equipamentos).

 

NOTA: Foi entregue no dia 28 de julho último mais uma Ambulância de Socorro (PEM) ao Corpo de Bombeiros de S. Brás de Alportel, reforçando permanentemente o dispositivo do Algarve.

O Algarve tem 8.0 meios por 100.000 habitantes, quando a média nacional é 6.4 meios por 100.000 habitantes.

IMPORTANTE: Sempre que existe um evento excecional, o INEM reforça os meios de socorro e emergência médica na zona onde esse evento acontece.

Foi o caso da concentração dos Motards em Faro.

Será o caso da Super Taça Cândido de Oliveira e da Festa da Sardinha para as quais já estão em marcha os Planos de Prevenção e Atuação sempre em articulação com o CODIS de Faro.

Isto significa que, sempre que é entendido pelas estruturas do INEM responsáveis que são necessários mais meios em determinada zona, devido a evento excecional, esses meios são deslocados para essa zona, injetando-os como meios adicionais no sistema. No caso do Algarve, sempre em articulação com o CODIS de Faro.

 

Outros elementos de interesse:

1.       Está a ser preparado relatório sobre ocorrências e análise da casuística, dos elogios e das reclamações.

2.       Está em finalização um plano de reforço de meios para a época alta, para o futuro, e a elaboração e assinatura de protocolos com o CHA (Centro Hospitalar do Algarve) e com a ARS Algarve (formação em SBV – Suporte Básico de Vida e DAE – Desfibrilhadores Automáticos Externos).

Segue, abaixo, quadro com meios e localização dos mesmos, podendo verificar-se a cobertura de toda a região.

 

 

 

Regra fundamental da emergência: avança sempre o meio que estiver mais próximo da ocorrência – doença ou acidente.

Referencia-se ainda que todas as questões que foram colocadas, por ofício ou email, ao INEM, por autarcas ou qualquer outra entidade da Região Algarvia, foram respondidos em tempo útil e com todas as explicações às questões colocadas.

Nunca, em anos anteriores, se verificou esta tão grande e mediática preocupação por parte de qualquer dos intervenientes que agora prestam estas declarações, pelo que o INEM sempre procedeu, tal como este ano, à distribuição anual de meios em todo o País (ver nota de 28 de Julho em que se referencia a entrega do maior numero de ambulâncias desde 2010) e, tal como foi referido pelo Sr. Presidente do INEM, Major Paulo Amado de Campos, na sua ida à Assembleia da República, tendo em conta que se impõe, cada vez mais, obter maior eficiência e eficácia, com clara diminuição de desperdício, face à necessidade de realizar ajustamentos na região do Algarve em época alta (designadamente no período de Verão) está em curso uma proposta de Redefinição de Meios de Emergência Médica na Região do Algarve.

Nessa proposta está já previsto o aumento da oferta de meios de emergência médica exatamente para acompanhar o aumento da procura pelos nossos serviços, nomeadamente através do reforço da rede de Suporte Imediato e Básico de Vida e de meios de caracter sazonal, que nunca se verificou no passado.

Esse Plano será apresentado no mais curto espaço de tempo possível. Mas factual e real é o já acréscimo de meios no Algarve em relação ao passado.

Não pode, o INEM, deixar de salientar que tem dado respostas cabais, eficientes e até mesmo alvo de elogios, nos diversos momentos em que foi chamado para acorrer a prestar socorro e emergência médica a quem deles precisou, como foram os casos mediáticos dos recentes acidentes multivítimas, no Algarve.

O INEM pauta a sua atuação e a prestação dos seus serviços pela qualidade, pela rapidez e pela eficiência.

 

Por INEM