Mais de mil pessoas na partida em Viana de viagem até Faro em bicicleta adaptada

Mais de mil pessoas são esperadas no sábado, 23 de maio, no centro de Viana do Castelo, para apoiar uma viagem até Faro, em bicicleta adaptada, para chamar a atenção para os "desafios" que as pessoas mobilidade reduzida enfrentam no dia-a-dia.

"Acredito que vão ser mais de mil pessoas as que, no sábado, se vão juntar a esta causa. O apoio à iniciativa tem sido fantástico por parte da população da cidade. Cerca de 800 fizeram uma inscrição simbólica para manifestar a sua solidariedade. Como é um movimento espontâneo esse número ultrapassar o milhar", afirmou hoje à Lusa o presidente da associação Mobilitas, Jorge Pereira.

O professor de educação física de 43 anos, que ficou tetraplégico em 2013 na sequência de um acidente quando praticava surf, vai percorrer, numa bicicleta adaptada, mais de 1.200 quilómetros para "sensibilizar a população portuguesa para as dificuldades vividas pelas pessoas com mobilidade reduzida, e promover a sua integração na sociedade".

Trata-se de uma campanha de solidariedade, intitulada "Portugal Sem Barreiras" que se destina a angariar verbas para comparticipar tratamentos, adquirir equipamentos e melhorar as condições de vida dos que se encontram ligados á associação que fundou.

A partida com destino a Faro está marcada para às 09:30 de sábado, da Praça da Liberdade, em pleno centro de Viana do Castelo, estando previsto o encerramento ao trânsito da ponte Eiffel sobre o rio Lima.

"A Câmara Municipal está a colaborar ativamente nesta iniciativa e vai promover o encerramento da ponte Eiffel ao trânsito para que as pessoas me possam apoiar em segurança. A travessia da ponte pode ser feita de todas as formas, a pé, de bicicleta ou de cadeiras de rodas", adiantou.

O projeto vai ser apresentado, na quarta-feira, às 19:00, na biblioteca municipal da cidade, numa sessão promovida pela Câmara Municipal, e onde serão ainda anunciadas "soluções e projetos direcionados para a população com mobilidade reduzida".

Iniciativas semelhantes irão acontecer em várias cidades do país, ao longo dos 20 dias de viagem. Jorge Pereira irá fazer 18 paragens, entre elas no Porto, Aveiro, Viseu, Serra da Estrela, Lousã, Fátima, Lisboa, Sesimbra.

"Tenho recebido excelente 'feedback' de todo o país, quer seja das autarquias quer das pessoas, através das redes sociais. Há grupo de pessoas que se estão a mobilizar e, por exemplo, em Sesimbra vai ser uma iniciativa de apoio a uma menina que ficou tetraplégica. Esta adesão é muito importante para dar visibilidade ao projeto "Portugal Sem Barreiras" e para divulgação desta causa", explicou.

A Mobilitas, associação sem fins lucrativos criada por Jorge Pereira em 2014, pretende ainda "sensibilizar a comunidade para a autonomia, força de vontade e capacidade de superação de barreiras físicas e mentais".

Após o grave acidente que Jorge Pereira sofreu na praia de Afife, em Viana do Castelo, em julho de 2013, e após meses de recuperação tem vindo a promover várias iniciativas "para influenciar positivamente e contagiar a comunidade".

A viagem será transmitida, em direto, diariamente, entre as 13:00 e as 14:00, num endereço da 'web' criado para o efeito.

 

Por: Lusa