O Município de Alcoutim aderiu ao European Cycling Challenge 2015, uma competição entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte diário, a decorrer durante o mês de maio.

O principal objetivo é promover o uso da bicicleta nas deslocações do quotidiano e fomentar um estilo de vida saudável.

O European Cycling Challenge foi criado em 2011 com o objetivo de promover a utilização regular da bicicleta junto da população e, em simultâneo, fazer o reconhecimento das estradas e ruas que serão percorridas pelos utilizadores das bicicletas, através de uma aplicação gratuita para smartphone (Cycling365), criada especificamente para o efeito e que pode ser descarregada em www.cyclingchallenge.eu/pt

Trata-se de uma prova coletiva e de caráter informal direcionada para ciclistas urbanos nos seus trajetos diários, com fins não desportivos, como sejam deslocações utilitárias ou de passeio, onde os cidadãos participam inseridos na equipa que representa o seu município ou região. A equipa que, no final do desafio, contabilizar a maior distância percorrida, em atividades do quotidiano que não sejam de âmbito desportivo, será a vencedora.

Aceitando o desafio lançado pela AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, a todos os municípios do Algarve, o Município de Alcoutim irá integrar a equipa ALGARVE que competirá com outras cidades e regiões europeias numa iniciativa que envolve anualmente milhares de cidadãos de diferentes nacionalidades.

Para participar o cidadão deve, após descarregar a Cycling365 e inscrever-se na equipa ALGARVE, ativar a aplicação sempre que for efetuada uma deslocação em bicicleta, para que os quilómetros percorridos sejam contabilizados na contagem total da equipa.

 

Por CM Alcoutim