Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou a barragem do Pão Duro, na freguesia de Vaqueiros do concelho de Alcoutim, tendo-se reunido com a direção da Coopduro – Cooperativa Agrícola de Rega do Pão Duro.

A barragem do Pão Duro, concluída em 1987, localiza-se próximo da povoação do Pão Duro na freguesia de Vaqueiros. Apesar da área total de regadio do projeto ser de 24 hectares, a barragem apenas serve uma área de 7 hectares, ocupada com 74 pequenas hortas onde se pratica uma agricultura de subsistência, distribuída entre horticultura, árvores de fruto e um pouco de vinha.

 

A barragem do Pão Duro é gerida pela Coopduro, que tem 49 cooperadores, dos quais 31 utilizam o sistema de rega. Mais de três quartos dos cooperadores têm uma idade superior a 60 anos.

 

Há cerca de 20 anos, foi construída pela Coopduro uma destilaria, considerada uma importante mais-valia pelos cooperadores. Contudo, a destilaria está encerrada por ordem da ASAE que considerou que as instalações não possuem as condições adequadas.

 

É inquestionável o interesse da barragem do Pão Duro para a economia local e para a subsistência das populações que vão resistindo ao processo de desertificação desta zona remota da serra algarvia. O pleno aproveitamento desta barragem – atualmente apenas 30% da área prevista no projeto inicial de regadio está a ser utilizada – permitiria melhorar as condições de vida dos cooperantes, fixar a população local e atrair novos habitantes, invertendo o atual processo de desertificação económica e demográfica que afeta severamente o concelho de Alcoutim (de acordo com os Censos 2011,  o concelho de Alcoutim perdeu em 10 anos 23% da sua população residente; os habitantes com 65 ou mais anos constituem 44% da população residente).

 

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Agricultura e do Mar (pergunta em anexo) sobre a avaliação que o Governo faz do subaproveitamento da barragem do Pão Duro; sobre as medidas que o Governo irá adotar para garantir o pleno aproveitamento do projeto de regadio dessa barragem; e sobre a disponibilidade do Governo para, através dos organismos do Estado, apoiar financeiramente a Coopduro – Cooperativa Agrícola de Rega do Pão Duro, nas obras de manutenção da barragem e na remodelação da destilaria desta cooperativa.

 

Por GP PCP