Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide assinala-se a 5 de abril

“A artrite reumatóide provoca alterações no desempenho profissional de mais de 70 por cento dos doentes em idade ativa, entre os 35 e os 65 anos, e tem um impacto significativo na vida social e familiar, limitando gestos simples como tomar banho, agarrar uma caneta ou calçar os sapatos”, explica António Vilar, Coordenador da Unidade de Reumatologia do Hospital Lusíadas Lisboa. 

Esta doença, que pode afetar 50 a 70 mil portugueses, de causa (s) desconhecida (s) não tem cura mas pode e deve ser tratada. O diagnóstico precoce é fundamental, alerta o reumatologista, “pois se ocorrer nos primeiros seis meses do início da doença e se o tratamento for iniciado de imediato, o prognóstico é melhor sendo possível travar a incapacidade funcional e laboral, diminuir as comorbilidades e prolongar a esperança média de vida do doente.”

O principal sintoma da artrite reumatóide é a inflamação das articulações. Surge dor, inchaço e por vezes vermelhidão nas articulações, mais frequente nos punhos, mãos e pés, mas podendo atingir qualquer outra. Acompanha-se de rigidez pela manhã e dor noturna que acorda o doente. As crises prolongam-se por semanas ou meses. Além disso, podem aparecer nódulos duros nos cotovelos, ou na zona dorsal dos dedos das mães e dos pés, fadiga, perda de peso e anemia. Com o tempo, a deterioração progressiva das articulações afetadas pode levar a deformidades. Esta doença ocorre com mais frequência nas mulheres.

A Consulta de Reumatologia do Hospital Lusíadas Lisboa está direcionada para o diagnóstico e tratamento médico das doenças reumáticas. Dispõe de uma consulta inovadora para grávidas com doença reumática, de consultas de osteoporose, artrite na criança, Lupus, Espondilite e Artrite Reumatóide. Realiza ecografias do aparelho locomotor e técnicas reumatológicas.

Por: LPM