A Eurocidade do Guadiana, por meio do seu projeto EuroGuadiana 2020, trabalha para melhorar a governança e a coordenação entre os três municípios que a compõem (Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António).

A entidade de cooperação transfronteiriça visa oferecer uma gestão coordenada para melhorar os serviços aos cidadãos dos três municípios e oferecê-los através de um cartão electrónico.

A oferta de recursos públicos e privados está a ser mapeada e organizada em guias de serviços que incluem todo o território da Eurocidade: instalações desportivas, bibliotecas, centros de saúde, centros comerciais e de lazer, transportes, etc.

 O cartão visa facilitar o acesso a esses serviços e apoiar eventos culturais como poderia ser uma rota além-fronteiras.

Na versão anterior, o cartão do Eurocidadão era físico e com ele foram aplicados descontos em estabelecimentos comerciais e de lazer e também na grande parte da oferta de saúde existente nos três municípios.

 A versão atualizada do cartão será digital e será associada a uma aplicação móvel APP, que também poderá oferecer alguns dos serviços a pessoas não residentes ou em trânsito.

Através da participação da Eurocidade do Guadiana em redes de cooperação como a RIET, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, foi detectada que a implementação de propostas semelhantes ao cartão de Eurocidadão está a ser trabalhada em paralelo em várias Eurocidades, por isso a Eurocidade do Guadiana está a trabalhar em coordenação com elas para que soluções mais completas possam ser oferecidas de forma conjunta.

Entre as propostas da Eurocidade do Guadiana está a que os cartões de eurocidadão possam facilitar a mobilidade transfronteiriça em caso de  clausura ou fecho da fronteira, devido ao COVID-19 ou a outras eventualidades que possam ocorrer no futuro.

Como Laboratório Europeu de Governança Transfronteiriça, EuroGuadiana 2020, continua a trabalhar para oferecer soluções para problemas comuns da população dos três municípios, bem como para contribuir para o desenvolvimento conjunto, de modo que juntos os três municípios sejam mais fortes.

 

Por: Yolanda Macias Sauco