De acordo com informação disponível, no Posto de Comando Distrital, à data de hoje, informam-se dados referentes às ações de coordenação estratégica em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia da coronavírus (COVID-19) no Algarve.

 

1. Apoio à População

· Zonas de Apoio à População (ZAP) – Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve.

52 Estruturas com capacidade de 2889 camas, de 3 Tipologias* (Isolamento profilático, Quarentena, Reserva social (apoio a lares)

POSIT à data de hoje:

Estão acionadas 3 ZAP, nos municípios de Albufeira, Portimão e Tavira, para quarentena/isolamento profilático.

· Unidades Hoteleiras e Militares em reserva - Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve.

 32 Estruturas, com capacidade de 1649 camas.

Foram correspondidos todos os pedidos aos profissionais de serviços essenciais para isolamento social e dada resposta ao acolhimento dos respetivos dependentes, nas Escolas.

 

2. Apoio à Autoridade de Saúde  Centro Hospitalar Universitário do Algarve:

· Instalação de circuitos exteriores de doentes COVID nos Hospitais de Faro e de Portimão

· Ampliação da capacidade de internamento do Hospital de Faro:

- Pavilhão do Sporting Clube Farense (50 camas)

· Locais para desinfeção de ambulância e depósito de equipamento contaminados:

- Hospital de Faro e Hospital de Portimão

· Estão preparados espaços para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha, nomeadamente:

- Faro – Pavilhão Desportivo Municipal da Penha;

- Portimão – Portimão Arena.

ACES: Apoio logístico, prestado pelos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil, para instalação da Área Dedicada ao COVID (ADC) nos municípios de: Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e VRSA.

· Protocolo celebrado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS) e o Algarve Biomedical Center (ABC)

Lares de idosos e instituições similares (testes realizados no período compreendido entre 30 de março e 09 de julho)

  Executado – 174 estabelecimentos (utentes e funcionários), nos 16 municípios do Algarve.

  9677 testes realizados, dos quais 978 foram re-testes.

 Creches, Pré-escolar e Centros de Atividades Ocupacionais (testes realizados no período compreendido entre 04 de maio a 09 de julho)

Executado – 136 estabelecimentos (funcionários), nos 16 municípios do Algarve.

2762 testes realizados, dos quais 68 foram re-testes.

- O transporte das equipas médicas foi assegurado pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa.

· Os Postos de Comando Municipais estão a acompanhar, em articulação com a Segurança  social, e através dos serviços de ação social das respetivas Câmaras Municipais, o processo de reabertura das creches e jardins-de-infância.
4. Mortuária

· Ampliada a capacidade de receção de corpos nas morgues do CHUA (Portimão e Faro).

·Todas as autarquias com responsabilidades na gestão dos cemitérios isentaram, de taxas municipais, os funerais sociais, de forma a agilizar os procedimentos e desbloquear os processos para assegurar uma maior capacidade das morgues.

 

5. Transporte dedicado ao COVID

·Criação de 2 Grupos de reforço sanitários, a constituir com meios da CVP, INEM e Bombeiros para assegurar a resposta no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e assegurar uma reserva estratégica regional para apoiar qualquer um dos municípios em caso de necessidade.

· Planeamento de 1 pool de autocarros (tipo urbano) com capacidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida.

Os Serviços Municipais de Proteção Civil continuam a promover ações de formação e sensibilização, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada Concelho, com o apoio das autoridades de saúde, agentes de proteção civil e demais entidades cooperantes.

“Action Day” nacional da campanha da FNAJ "Desconfinar Jovem - A tua causa" – Ação promovida pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que conta com o apoio da Presidência da República Portuguesa, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e das Federações Distritais e Regionais de Associações Juvenis. No Algarve, esta ação decorrerá amanhã, dia 11 de julho, pelas 16:00 horas, na Praia de Faro (perto do Clube Náutico), na qual o Exmo. Secretário de Estado, Dr. José Apolinário e outros convidados institucionais acompanham uma brigada de jovens (10 elementos) na distribuição de material de proteção (máscaras descartáveis), material de sensibilização e brindes de uso pessoal (almofada de praia com o slogan da campanha - “O risco é real. Sê o herói deste Verão!”).

 

Atualizado às 00:00 horas, de 10 de julho 2020

Nº de casos ativos (atual)

277

Nº de contactos em vigilância ativa

648

Nº de casos confirmados (cumulativo)

693

Nº de óbitos (cumulativo)

17

Nº de casos infirmados (cumulativo)

42696

Nº casos novos nas últimas 24h

7

Nº de internados

7

Nº de casos recuperados

416

Nº de internados em UCI

0

% de recuperados

60,02%

Nº de altas (valor cumulativo)

81