O município de Vila Real de Santo António assinou um protocolo com diversas entidades com vista a implementar, no concelho, a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023.

O protocolo tem por objeto a criação e a implementação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de VRSA (cuja constituição já foi aprovada) e a definição dos compromissos a assegurar pelas entidades parceiras na promoção da autonomia e do exercício pleno da cidadania da população em situação de sem-abrigo.

O NPISA de VRSA terá âmbito concelhio e será coordenado pelo Município de Vila Real de Santo António por um período de dois anos.

O modelo de intervenção prevê uma abordagem centrada na pessoa como um todo e no seu contexto de vida, estabelece um acompanhamento de proximidade e procura a qualificação e a rentabilização de recursos humanos e financeiros, evitando a duplicação de respostas.

Entre os objetivos propostos, o NPISA irá proceder à realização do diagnóstico local sobre o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo e identificar e mobilizar os recursos necessários para criar um plano de ação e apoio.

Além disso, irá também promover ações de sensibilização e educação da comunidade para as questões da prevenção e inserção da população sem-abrigo.

 

Por: CM VRSA