Está em curso a empreitada de «Remodelação de Instalações para o Posto Territorial de Lagos da Guarda Nacional Republicana».

Lançada pela Câmara Municipal de Lagos, no âmbito do Contrato de Cooperação Interadministrativa celebrado entre o município, a Secretaria Geral da Administração Interna (SGAI) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), esta obra visa a reabilitação e adaptação do denominado «Edifício Multifunções do Chinicato», local onde futuramente será instalado o Posto Territorial de Lagos.

Os trabalhos, no valor de 374.098,00€ (acrescido de IVA), têm um prazo de execução de 210 dias.

O Edifício Multifunções do Chinicato (sito na povoação do Chinicato - freguesia de São Gonçalo de Lagos), propriedade do município, foi onde funcionou, durante alguns anos, o Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Lagos.

 Depois da transferência destes serviços, em 2009, para o então novo Ed. Paços do Concelho Séc. XXI, estas instalações foram disponibilizadas pela autarquia para acolher outros serviços de interesse para o território, como é o caso da Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (ICNF) e do Subdestacamento de Trânsito de Lagos da GNR, a que se juntará, em breve, o Posto Territorial de Lagos da GNR.

Merece recordar que a GNR está instalada, desde 1911, numa parte do edifício do antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto (1518-1520), posteriormente designado de Nossa Senhora da Glória.

Dotar esta força – que representa uma mais-valia para garantir os níveis de segurança no concelho - de melhores condições de funcionamento, mais adequadas às exigências atuais, é o objetivo da mudança de instalações a que se destina esta intervenção.

O acordo celebrado entre as várias entidades prevê que o município coloque à disposição da GNR o imóvel denominado «Edifício Multifunções do Chinicato» e realize as obras de adaptação do mesmo, sendo posteriormente reembolsado dessas despesas.

Em contrapartida a autarquia receberá da GNR as instalações atualmente ocupadas por aquela Força, sitas no Largo do Convento Senhora da Glória, em Lagos, para uso municipal a definir.

 

Por: CM Lagos