Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Nisa, Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Bragança, Vimioso e Macedo de Cavaleiros (Bragança).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio mais de meia centena de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Guarda, Viseu, Braga, Vila Real e Bragança.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA mantém sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco até às 18:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado nas regiões do litoral norte e centro até final da manhã, persistindo essa nebulosidade em alguns locais da faixa costeira, e aumento temporário de nebulosidade em alguns locais junto à costa na região sul.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior das regiões norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e moderado de sueste na costa sul do Algarve até ao início da tarde, sendo forte nas terras altas.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, em especial no norte e centro, podendo persistir em alguns locais e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Évora) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Aveiro e no Porto) e os 36 (em Évora e Castelo Branco).

 

Por: Lusa