O tráfego de dados na rede fixa subiu 67% entre 16 e 22 de março, disse hoje à Lusa fonte oficial da Vodafone, que adiantou que Lisboa, Porto, Faro, Aveiro e Braga foram os distritos que lideraram nesta área.

"Desde o início da segunda quinzena de março que se verificaram alterações significativas no comportamento da rede da Vodafone Portugal, com volumes de tráfego expressivos, quer na rede fixa, quer na rede móvel", disse a mesma fonte, salientando que a operadora "adotou medidas de otimização das mesmas, garantindo a capacidade de escoamento do tráfego todo, sem nunca comprometer a qualidade".

"O dia 16 de março, data em que as escolas encerraram, foi o ponto de partida para analisar o que esperamos vir a ser o comportamento da rede Vodafone ao longo dos próximos tempos", referiu, salientando que entre aquele dia e 22 de março, registou-se o "aumento de 67% no tráfego de dados na rede fixa"

No mesmo período, registou-se o crescimento "do consumo de serviços de 'streaming' OTT [Over The Top, como Netflix ou Facebook, entre outros] de 25%".

Os distritos que integram o 'top 5' de maior consumo de dados são Lisboa, Porto, Faro, Aveiro e Braga, de acordo com a Vodafone.

No caso dos serviços de voz (chamadas telefónicas), Setúbal substitui Faro no 'top 5' de maior tráfego por áreas geográficas.

"A Voz móvel também registou um aumento de 41%, enquanto a internet no telemóvel um crescimento de 8%", adianta a Vodafone.

Estes dados comparam com os mesmos dias numa semana normal em fevereiro.

Relativamente aos picos, nos dados no fixo, durante a semana acontece às 22:00 e ao fim-de-semana pelas 18:00.

Nos dados móvel, o pico regista-se durante a semana pelas 22:00 e na voz móvel às 17:00.

O aumento de televisão não linear aumentou 11% no período em análise.

 

Por: Lusa