No próximo dia 12 de março, pelas 21h00, o reconhecido coreógrafo e criador Rui Horta é convidado da rubrica regular “Conversas à Quinta”, no Cineteatro Louletano,

continuando este equipamento cultural, assim, a apostar na dimensão do pensamento e do debate/reflexão crítica em torno da Cultura e, mais concretamente, das artes performativas.

Coreógrafo e bailarino conceituado nacional e internacionalmente, o inquietante convidado abordará inevitavelmente a temática da Dança, dos seus velhos e novos caminhos, dos seus múltiplos diálogos e cruzamentos transdisciplinares, e ainda o papel d’O Espaço do Tempo enquanto lugar referencial de criação e apoio aos artistas a partir do interior do país.

Esta estrutura, criada por Rui Horta em 2000 em Montemor-o-Novo, afirmou-se já como um centro multidisciplinar de pesquisa e criação absolutamente incontornável no panorama nacional.

Rui Horta passou de bailarino a coreógrafo muito jovem, e aos 60 anos estreou «A Vespa», um solo em que se expõe totalmente.

Nasceu em Lisboa em 1957 e começou a dançar aos 17 nos cursos do Ballet Gulbenkian de Jorge Salavisa.

Aos 20 criou o Grupo Experimental Dança Jazz, foi para Nova Iorque, voltou, fundou a Companhia de Dança de Lisboa, uma escola, um coletivo.

Em 1990 foi convidado para trabalhar em Frankfurt e quando voltou, dez anos mais tarde, instalou-se com os três filhos em Montemor-o-Novo, onde criou O Espaço do Tempo, no Convento da Saudação.

Uma constante aventura de criação, sobrevivência, trabalho, trabalho, comunidade. Criou muitas coreografias, para «os melhores entre os melhores bailarinos».

E interpretou bastantes também.

O evento tem entrada gratuita, limitada, e dirige-se a maiores de 12 anos, tendo uma duração aproximada de 90 minutos.

Por: CM Loulé