A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu em Faro 1,6 toneladas de berbigão apanhado fora do período diário legal e sem o tamanho mínimo obrigatório,

com um valor estimado de oito mil euros, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a GNR indicou que a apreensão ocorreu no sábado «após os militares terem detetado vários indivíduos a apanharem aquele bivalve fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol».

Segundo aquela força, os homens «colocaram-se em fuga, utilizando as suas próprias embarcações e abandonando os 40 sacos com berbigão», num total de 1,6 toneladas, que estavam a descarregar nas imediações da cidade de Faro.

«Os militares verificaram ainda que parte do berbigão não possuía o tamanho mínimo obrigatório, neste caso 2,5 centímetros, tendo os bivalves sido restituídos ao seu ‘habitat’ natural», referiu a guarda.

A apreensão resultou de uma ação de fiscalização do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão no âmbito da «preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras e o controlo de captura ilegal de bivalves», contextualizou a GNR.

De acordo com a mesma fonte, a apanha de bivalves fora dos períodos diários legalmente fixados, constitui uma infração punível com uma coima que pode atingir os 25 mil euros.

 

Por: Lusa