A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou mais uma medida de solidariedade social através da entrega de refeições confecionadas e não consumidas nas cantinas escolares à associação ReFood,
colocando, desta forma, um travão no desperdício alimentar.
Esta parceria visa garantir que o excedente alimentar produzido nos refeitórios possa ser aproveitado, colmatando a carência alimentar de alguns munícipes ou famílias.
A cooperação prevê assim a recolha, pelo núcleo local da ReFood, da comida sobrante nas cantinas das escolas EB1/JI Santo António, em VRSA, e JI Manuel Cabanas, em Vila Nova de Cacela, as quais são geridas pelo município.
 
O núcleo ReFood de Vila Real de Santo António foi fundado em 2017, tendo, ao longo dos últimos dois anos, organizado as condições logísticas para operar e assegurar uma rede de parceiros e voluntários.
Entrou em funcionamento pleno no passado mês de outubro, estando o seu centro de operações e sede localizado no armazém n.º 3 da Docapesca, em VRSA.
 
Atualmente, conta com uma rede de quase duas dezenas de parceiros/pontos de recolha de alimentos em VRSA, integrando já um núcleo de 45 voluntários que
efetuam a recolha dos bens e asseguram a sua distribuição junto das famílias referenciadas.
O combate ao desperdício alimentar nos refeitórios é uma preocupação do Município de Vila Real de Santo António que assume, igualmente, a responsabilidade social no combate à fome e à pobreza.
 
 
Por: CM VRSA