A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) realiza, esta terça-feira, em Leiria, a sua Assembleia Geral, sessão que conta com a participação da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

A Eurocidade do Guadiana está representada pela sua presidente, Natália Santos, pelo seu diretor, Luís Romão (também vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA), e pelo vereador da Câmara Municipal de Ayamonte, Javier López, constituindo a única entidade transfronteiriça a representar os interesses da Andaluzia e do Algarve.

A Assembleia Geral da RIET é o principal encontro de reflexão e diálogo entre os governos de Espanha e Portugal, assumindo-se como um fórum de defesa dos interesses da fronteira hispano-lusa, no qual estão a ser debatidos temas como a 'Fotografia' Demográfica da Fronteira e o Impacto do Corredor do Atlântico no PIB e na Coesão do Território.

Recorde-se que a Eurocidade do Guadiana - constituída pelos municípios de Ayamonte (ES), Castro Marim e Vila Real de Santo António (PT) - acaba de apresentar o projeto EuroGuadiana 2020: Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça.

Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar os novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.

Este programa é fruto de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia e aprovada pela RIET (Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

A constituição da Eurocidade do Guadiana como AECT, após uma série de anos de existência sem o ser, confere a esta entidade muito mais responsabilidades e expetativas em relação ao trabalho a desenvolver, permitindo à estrutura assumir-se como uma entidade que pensa e trabalha - de forma estratégica - o desenvolvimento sustentado do território, dando resposta ao conjunto de dificuldades e problemas decorrentes da situação periférica dos municípios que a integram.

 

Por: cm SBrás de Alportel