O Mercado de Natal da Guia está agendado para o fim-de-semana de 14 e 15 de dezembro, no polidesportivo da freguesia. Aqui vai poder encontrar presentes artesanais, peças de decoração, brinquedos e muitas outras sugestões.

A gastronomia também estará em destaque com docesb típicos da época e bebidas quentes para aconchegar os visitantes. Além dos 40 expositores, haverá animação para toda a família. No dia 14, o Mercado está aberto entre as 14h00 e as 21h00, e no dia 15, abre às 11h00 e encerra às 19h00.

No EMA- Espaços Multiusos de Albufeira, o tradicional Mercado de Natal regressa a 7 e 8 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00. Entre a diversificada oferta gastronómica é possível encontrar os doces da quadra - azevias, coscorões, rabanadas, bolos e doces confecionados à base de mel, frutos secos e gila- bem como os vinhos e licores que não podem faltar à mesa de Natal.

Para além da doçaria, pode também adquirir decorações de Natal e alguns presentes para oferecer à família e aos amigos – peças originais produzidas por dezenas de artesãos da região. A par de tudo isto, a animação com cânticos e espetáculos especialmente preparados pelas academias artísticas eassociações culturais e desportivas do concelho, fazem deste espaço a verdadeira oficina do espírito de Natal dos albufeirenses.

No domingo, 8 de dezembro, pelas 15h30, há teatro no Auditório Municipal. «O Feiticeiro de Oz»recria a história do livro de Lyman Frank Baum, numa animada peça infantil. Os bilhetes têm um valor simbólico de 1 euro (4 aos 12 anos) e 4 euros (+ 12 anos) e podem ser adquiridos na CMA/CIAC (dias úteis das 9h00 às 16h00) ou Auditório Municipal (no dia do espetáculo das 14h00 às 15h15).

E porque Albufeira é uma cidade desportiva, não poderia deixar de incluir algumas atividades físicas na sua programação de Natal. A Marcha/ Corrida do Pai Natal junta anualmente cerca de 800 participantes vestidos a rigor para colorirem as ruas da cidade. O ponto de encontro está agendado para as 10h00 do dia 15 de dezembro, no Mercado Municipal dos Caliços.Participe, faça desporto e seja solidário com quem mais precisa, doando cobertores às famílias mais carenciadas do concelho.

As atividades possuem dois percursos, gratuitos e acessíveis a todos. Os participantes podem optar entre dois percursos, um de 5Km e outro de 9km. Haverá ofertas de Natal para todos os participantes.Na noite de 27 de dezembro, Albufeira realiza a primeira edição da Corrida de São Silvestre, a mais popular corrida do ano, por ter características muito próprias: todos podem participar e é ao correrem que celebram o santo do último dia do ano, São Silvestre, o 33.o Papa, com um pontificado de 21 anos.

A Corrida terá partida e chegada em frente ao edifício dos Paços do Concelho, sendo uma organização conjunta entre o Município e o Clube Desportivo de Areias de São João.Do desporto passamos à música com o Concerto de Natal da Orquestra Clássica do Sul, no dia 20 de dezembro, às 21h30, no Auditório Municipal. Propomos-lhe uma viagem até ao século XIX, com temas de Natal de diversos compositores.

A freguesia de Ferreiras vai viver a Magia de Natal com «o Capuchinho Vermelho», um espetáculo de Teatro Circo que promete fazer as delícias dos mais pequeninos, no dia 21 de dezembro, das 15h30 às 17h00, na sala Multiusos do Estádio da Nora.As associações locais também celebram o Natal com os mais variados eventos de dança, exposição de presépios e mercadinhos (ver barra lateral).

Convidamo-lo a sair de casa e a deixar-se encantar pela magia do Natal em Albufeira.

 

Por: CM Albufeira