Já é o maior do país e reúne 5500 figuras

Estrutura volta a crescer em 2019 e ocupa mais de 40 toneladas de material,

distribuídas ao longo de 230 metros quadrados

O maior presépio do país regressa a Vila Real de Santo António e, como não podia deixar de ser, volta a bater mais um recorde, ao atingir a fasquia das 5500 figuras.

Para dar vida a este presépio, que já caminha para a 17ª edição, foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho, embora os preparativos já tenham começado há vários meses.

Impressionantes são também as quantidades de materiais utilizados na sua construção, que incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços.

Todos estes esforços permitiram que o Presépio Gigante pudesse continuar a crescer e chegar, este ano, à meta dos 230 metros quadrados, ocupando toda a área expositiva do Centro Cultural António Aleixo.

No campo das novidades, a estrutura volta a apresentar algumas peças evocativas de elementos da região, nomeadamente as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as tradicionais noras da região do Algarve, assim como outros monumentos locais.

O destaque vai também para as mais de 80 peças animadas e motorizadas, para os quatro lagos e para a complexa base de suporte onde estão instalados os vários quilómetros de cabos que permitem dar vida a esta obra de arte e garantem, por exemplo, a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Estas são, aliás, algumas das razões do sucesso do Presépio Gigante de VRSA que, somadas à sua dimensão - e à reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia -, o distinguem de todos os outros existentes no país.

No ano passado, foram registados mais de 35 mil visitantes, mas o número deverá voltar a ser ultrapassado em 2019.

Presépio tem marca ecológica

A vertente ecológica também não foi esquecida, já que a maior parte dos materiais são naturais ou foram reaproveitados, com destaque para a cortiça e musgo. Por outro lado, foram implementados, em muitas das peças, sistemas de iluminação led.

Uma referência além-fronteiras

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «além de o presépio ser um dos eventos âncora do concelho, já faz parte do roteiro de tradições de Natal do Algarve e do país, sendo também uma referência na vizinha Espanha».

O Presépio Gigante de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares e António Bartolomeu.

Pode ser visitado no Centro Cultural António Aleixo, entre 30 de novembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020. Está diariamente aberto das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. A entrada tem o valor de 0,50 euros.

 

Por: VRSA