A Comissão Vitivinícola do Algarve recebeu durante os dias 8 e 11 de outubro dois jornalistas de vinhos da prestigiada FIJEV – Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Espirituosos,...
com o objetivo de visitar alguns produtores algarvios e de ficarem a conhecer melhor a região e o seu potencial vinícola.
A Região Vitivinícola do Algarve recebeu a visita dos jornalistas Michael A. Schaefer, oriundo dos EUA, e Barbara Repovš, da Eslovénia.
Michael A. Schaefer é formador de Vinhos, possuindo o Certificado de Alto nível da WSET – Wine & Spirit Education Trust, e participa nas mais prestigiadas competições de vinho por todo os Estados Unidos e também pela Europa.Barbara Repovš, trabalha como jornalista, maioritariamente, para revistas Italianas. 
Trabalha ocasionalmente como freelancer para a Dolce Vita e a Revija Vino.
O programa de visitas decorreu com a coordenação da CVA, que acompanhou os jornalistas nas suas visitas aos produtores,que muito bem receberam os visitantes nas suas instalações e deram a conhecer para além dos seus vinhos, as suas histórias e motivações para a produção dos néctares algarvios.
No decurso desta visita, o jornalista Michael A. Schaefer realizou uma apresentação sobre «Como vender vinhos nos EUA», que teve lugar no dia 8, na sede da CVA. 
Os Instrumentos de venda do vinho nos EUA e as questões sobre o preço foram os principais temas abordados pelo jornalista, bem como, algumas recomendações de como encontrar os importadores e distribuidores parceiros corretos.
Durante a estadia dos jornalistas na região foram visitadas um total de 6 quintas.
No dia 9 iniciou-se a visita no produtor: Morgado do Quintão, um dos produtores mais recentes da nossa região e com uma forte aposta nas castas típicas do Algarve- Negra Mole e Crato Branco, seguindo-se a Adega do Cantor, uma das adegas mais conhecidas da região com um forte historial no Enoturismo.
No segundo dia, os jornalistas visitaram, de manhã, a Quinta dos Sentidos, um produtor recente na região com 3,5 hectares de vinha e um projecto inspirado nos cinco sentidos – tato, paladar, olfato, visão e audição, cuja propriedade apresenta uma encantadora variedade de plantas e flores, nativas e estrangeiras, complementadas por pomares de exóticas, frutos secos, inclusive uma horta.
De tarde, foi a vez da Quinta dos Santos, na qual foi possível conhecer adega recentemente inaugurada e provar o vinho com a casta Negra-Mole. O segundo dia terminou com uma prova de vinhos na Quinta dos Vales, em destaque para o «Orange Wine», um pedido especial da jornalista Barbara Repovš, bastante conhecedora deste tipo de vinhos.
A visita dos jornalistas terminou na Quinta Rosa, um produtor de vinho biológico, onde o especial interesse dirigiu-se para o lote de vinho de Ânfora, produzido com técnicas muito antigas, que retoma o estilo tradicional de produção de vinho dos nossos ancestrais.
 
 
 
Por: Comissão Vitivinícola do Algarve