A Câmara Municipal acolheu as Primeiras Jornadas a Sul do Direito Civil e Processual Civil, com coordenação da Juiz de Direito Sandra dos Reis Luís e com a organização da
 
Direção Regional Sul da Associação dos Juízes Portugueses e a Delegação de Portimão da Ordem dos Advogados, tendo presidido à sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, o Presidente da Associação Sindical do Advogados, Doutor Manuel Soares e a Presidente da Delegação de Portimão da Ordem dos Advogados, Doutora Carla Silva.
 
Na oportunidade o Presidente da Câmara saudou os presentes e manifestou com agrado o facto de Lagoa ter sido o local escolhido para acolher as Primeiras Jornadas do Direito Civil e Processual Civil. Já em maio de 2018 Lagoa também foi o concelho escolhido para a celebração do Dia do Advogado.
O Presidente referiu ainda que Lagoa para além de ter já em pleno funcionamento o Tribunal de Comércio, está disponível para receber no próximo ano outra instituição judicial.
 
Por último, Luís Encarnação convidou todos os presentes que não sejam de Lagoa a visitarem este concelho, nesta ou numa outra oportunidade, um concelho em que a natureza tocou e criou este paraíso.
As Jornadas a Sul decorreram nos dias 11 e 12 de outubro, no Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa (Algarve) e tiveram o apoio da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e da Justiça TV.
O evento visou trazer formação jurídica de qualidade para o Algarve e teve como oradores Juízes Conselheiros, Juízes Desembargadores, Juízes de Direito, Professores Catedráticos (das Faculdades de Direito das Universidades do Porto, Coimbra e Lisboa), Advogados, todos de reconhecido mérito, na área do direito civil.
 
O evento, na sua vertente social, proporcionou o convívio entre os participantes, tendo sido realizado um jantar/concerto com a participação da banda de Juízes «Audiência Prévia».
Ainda neste contexto foi organizada, pela Câmara Municipal de Lagoa, uma visita ao Convento de S. José, seguida de um cocktail e de um momento musical.
 
 
Por: CM Lagoa