No próximo dia 04 de novembro, no Auditório da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, realizar-se-á o XII Encontro Regional de Apicultura do Algarve.

Junto enviamos o Programa Provisório para que V.Exas possam participar e também divulgar junto dos vossos contactos.  

Por ser um acontecimento de elevado relevo na região e por contar com Oradores de destaque nas temáticas abordadas, estamos certos que será da maior utilidade não só para os Apicultores da região, mas também para os Agricultores, e todos os interessados nestas matérias que são fundamentais para o setor primário.       

Moderador: António Madeira; DSAVR Algarve/DGAV   

08:30H – Receção e entrega de documentação    

 09:30H – Sessão de Abertura; Pedro Monteiro, Diretor Regional da DRAP Algarve/Manuel Francisco Viegas Dias, Presidente da Melgarbe     Concursos de Mel – Entrega de prémios     

10:40H – Alterações climáticas: suas consequências na apicultura; João Loureiro, ICNB   

10:55H – Sustentabilidade do Sector Apícola; João Casaca, FNAP 

11:10H – PAUSA PARA CAFÉ (LIVRE)   

11:30H – Regime de reconhecimento das OP - Principais alterações decorrentes da Portaria n.º 298/2019; Miguel Mota e Costa, DRAP Algarve   

11:45H – O papel das Organizações de Produtores na valorização dos produtos apícolas; Anabela Mendes, AALBA – Cooperativa de Produtores de Mel     

12:00H – DEBATE     

13:30H – ALMOÇO (LIVRE)   

15:30H – Apicultura em Modo de Produção Biológico; João Neto/José Vicente, MELBIONISA    

15:45H – Programa Apícola Nacional 2020/2022; Representante GPP   

16:00H – PAUSA PARA CAFÉ (LIVRE)     

16:20H – Programa sanitário apícola 2019; Sofia Quintans, DGAV     

16:35H – NOSEMOSE e LOQUE AMERICANA - duas doenças com grande incidência no efetivo apícola do Algarve; Maria José Valério, INIAV   

16:50H – Plano de ação para o controlo e vigilância da Vespa velutina em Portugal; Sofia Quintans, DGAV     

17:05H – GoVespa; José Aranha, UTAD     

17:40H – DEBATE    

18:30H – ENCERRAMENTO     (A inscrição é gratuita, a efetuar no dia e local da realização do evento.)

Por: CM Castro Marim