Uma tem 11 casas em restauro e está anunciada por 900 mil euros. A outra ocupa 10 hectares e está no mercado por 1,8 milhões.

Numa altura em que as alterações climáticas marcam a agenda do planeta, em Portugal há agora propostas de investimento ecológico e sustentável. Como, por exemplo, duas aldeias que se encontram integralmente à venda: a aldeia de Emprôa e Covelo de Paivó, em Aroura, no Norte, e a aldeia do Funcho de Diante, em Silves, no Algarve.

«Estas aldeias têm suscitado o interesse de investidores estrangeiros que procuram desenvolver projetos na área do ecoturismo, apostando na conservação da natureza, na recuperação da biodiversidade e na preservação do património natural», destaca ao idealista/news, Ricardo Costa, CEO da Luximos Christie´s International Real Estate, que está a comercializar os ativos em causa.

E acrescenta o responsável: «o segmento que procura explorar a natureza, com percursos de visitação e contemplação mergulhado em paisagens soberbas e verdadeiro ar puro, tem vindo a crescer no nosso país.»

Aldeia encantada junto aos Passadiços do Paiva

Chamam-lhe a aldeia encantada e fica perto da Cascata da Frecha da Mizarela, a mais alta de Portugal Continental, na belíssima Serra da Freita e dos Passadiços do Paiva, - inúmeras vezes distinguidos pelo World Travel Awards - e no conhecido Arouca Geopark, distinguida pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.

Falamos de Emprôa e Covelo de Paivó, situada a 15 minutos de Arouca e a menos de uma hora de distância do Porto. A aldeia – que, na realidade, é a junção de duas aldeias, a de Emprôa e a de Covelo de Paivó - onde outrora viveram 14 famílias, possui agora onze casas em processo de restauro numa área de quase 854 metros quadrados. No site da Luximos, o valor de venda é de 900 mil euros.

De acordo com Ricardo Costa, estas duas aldeias estão à venda em conjunto e fazem agora parte do mesmo empreendimento, sendo propriedade de um investidor local. Nesta altura parte das casas já se encontra com a reconstrução em fase avançada.

Um local que transmite paz e magia

O responsável da Luximo’s aponta um conjunto de razões que, na sua opinião, fazem deste um projeto único, como características únicas para o turismo da natureza. «Tudo nesta aldeia transmite paz e magia e, talvez por isso, é aqui que habita um fenómeno raro: as pedras parideiras, ou seja, pedras que parecem dar outras pedras, o que faz desta paisagem um dos cenários mais extraordinários do mundo».

E destaca também a inacreditável história de paz deste local. «São visíveis, ainda hoje, vestígios da exploração mineira de volfrâmio, o chamado ouro negro, usado para produzir material bélico durante as duas guerras mundiais».

Este era um local que tinha a particularidade de ter as minas exploradas, ao mesmo tempo, por alemães e por ingleses. Estavam em conflito lá fora, na Europa, mas conviviam pacificamente em Arouca, no Norte de Portugal, uma situação descrita em várias obras da literatura portuguesa.

Uma aldeia à venda por 1,8 milhões no sul de Portugal

Outra aldeia à venda está no sul do país. Em Silves, no Algarve, fica a aldeia do Funcho de Diante. Abandonada em 1974 após a construção da Barragem do Funcho, a aldeia do Funcho de Diante ocupa cerca de 10 hectares e está em venda por 1,8 milhões de euros, de acordo como o site da Luximo’s. Com uma área de terreno de 93 839 m2, permite uma área de construção de 768 m2.

Localizada em plena Rota do Lince Ibérico e oferece uma paisagem deslumbrante. «Tudo neste local é convidativo: a soberba paisagem natural que convida a passeios descontraídos junto à margem do Rio Arade, as casas tradicionais debruçadas sobre o rio, os passeios na serra, os mergulhos e as atividades desportivas ou de lazer no rio e, não menos importante, o sossego e a gastronomia que aqui se oferece», destaca a Luximo’s.

Ricardo Costa refere que «as condições naturais fazem desta aldeia um cenário extraordinário e o local perfeito para desenvolver um projeto turístico e sustentável em espaço rural ou um projeto ligado à área da saúde».

 

Por: Idealista