A Comissão Europeia publicou, no passado dia 8 de outubro, a segunda edição do Observatório das Cidades Culturais e Criativas,
 com uma amostra extensa de 190 cidades em 30 países.
 
De acordo com esta ferramenta, projetada para avaliar e aumentar o potencial criativo e cultural das cidades europeias, Faro teve uma pontuação média de 24,9, sendo uma das sete cidades portuguesas distinguidas, a par de Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Porto e Sintra.
 
O «dinamismo cultural» mede o «pulso» cultural da cidade em termos de infraestrutura cultural eparticipação na cultura. No âmbito da economia criativa, a cidade de Faro aparece em destaque, a segunda no 'ranking' S (populações entre os 50 mil e 100 mil habitantes), sendo acompanhada por cidades da Bélgica, da Estónia e da Alemanha.
Portugal volta a aparecer em destaque entre os países que mais promovem "novos empregos no setor criativo", sendo aqui representado por Faro, em primeiro lugar, e Guimarães e Sintra, em segundo, entre as cidades da mesma dimensão.
A cidade de Faro volta a surgir mais uma vez em posição privilegiada, mas desta vez em quinto clugar nas "ligações locais e internacionais".
 
A Comissão Europeia salientou ainda a realização de eventos como o Folkfaro (Folclore Internacional Cidade de Faro), o Baixa Street Fest, o FARCUME ( Festival Internacional de Curtas- Metragens de Faro) e o prémio de «Melhor Programação Cultural Autárquica» atribuído pela Sociedade Portuguesa de autores.
 
Refira-se que, na amostra das cidades analisadas, os locais culturais estão geralmente a 30 minutos a pé, ou cinco minutos de bicicleta, de onde os cidadãos vivem e são altamente acessíveis por transporte público.
 
 
Por: CM Faro