O Município de Tavira celebrou com a Casa do Povo de Santo Estêvão, o Clube de Vela de Tavira e o Tavira Natação Clube uma parceria tendo em vista a implementação do Plano de Promoção da Atividade Física do concelho de Tavira – Todos em Movimento (PPAF – TM), para o período de 2019-20.

Este Plano, num investimento de €91.700,00, visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar. 

Neste sentido, e de forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho. 

 Os projetos, gratuitos e diversificados, abrangem públicos com faixas etárias distintas, designadamente:

- Crescer em Movimento: crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 18 anos;

- Põe-te a Mexer: adultos dos 18 aos 55 anos. Inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica), Tavira ConVid’a a Pedalar (passeios guiados de bicicleta), Atividade Física Adaptada (cidadãos portadores de algum tipo de deficiência) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal);

- Viva +: adultos com mais de 55 anos. Inclui ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e hidroginástica), Atividade Física e Saúde que contempla o Diabetes em Movimento, o Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade e Combate à Obesidade. Estes três últimos em parceria com a ACES do Sotavento.

 As iniciativas Todos a Caminhar e Combate à Obesidade são transversais a todos os programas. 

 A primeira consiste em marchas corridas, todos os domingos, pelas diferentes freguesias do concelho.

 A autarquia, em colaboração com o ACES do Sotavento (ARS), dinamiza o projeto Combate à Obesidade, o qual consiste na avaliação, acompanhamento e encaminhamento dos utentes, a partir dos três anos, para os diferentes projetos de atividade física.

 Inseridos no programa Crescer em Movimento encontram-se os seguintes projetos:

- Infantários em Movimento: alunos do ensino pré-escolar

- Escola Ativa: alunos dos 1.º, 2.º e 3º ciclos do ensino básico com problemas de obesidade ou sedentarismo

- Desportiv@mente: destinado aos utentes de instituições de solidariedade social como GATO, CAIC e Porta Amiga

 Ao dinamizar este Plano é objetivo da edilidade, juntamente com as diferentes entidades parceiras, baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida, e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita.

Em Tavira, o Desporto é com Todos e Para Todos!

 

 Por: CM Tavira