A 9ª edição do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro vai decorrer na semana de 04 a 26 de Outubro em diversas salas do concelho de Faro, nomeadamente o auditório do IPDJ de Faro,

Gimnásio Clube de Faro e Cinema Ossonoba em Estoi, que volta a ser palco de mais uma edição de um dos maiores festivais de cinema a sul do Tejo.

Este ano, a FARO 1540, entidade que organiza o FARCUME, recebeu três centenas de filmes, oriundos de 52 países. Contudo, a seleção foi criteriosa e os cinéfilos que se deslocarem às oito sessões que iremos promover terão a possibilidade de visualizar seis dezenas de curtas metragens provenientes de 25 países e ainda duas longas-metragens. 

Os filmes selecionados abrangem as categorias de Ficção, Animação e Documentário, e serão exibidos em sessões temáticas como «Cinema e Sustentabilidade», «Retratos de Mulher» e «Cinemas do Mediterrâneo», sendo ainda de destacar a estreia da longa-metragem portuguesa «Viriato»com a presença do realizador Luís Albuquerque numa sessão que terá lugar nas salas NOS do Fórum Algarve, e a a exibição do filme Pierrot le fou (1965), uma das obras mais emblemáticas de Jean Luc Godard na sessão «História do Cinema Francês» que terá lugar no auditório 0.6 do CP do Campus da Penha na Universidade do Algarve. 

A sessão de encerramento terá lugar na aldeia histórica de Estoi, nomeadamente no Cinema Ossónoba, a mais antiga sala de cinema do concelho de Faro, e contará com a presença dos realizadores algarvios Diogo Simão e Fernando J. Mártires que irão apresentar os respetivos filmes em competição.

Referia-se também que este ano, para além das sessões de cinema, o FARCUME promove a conferência «Cinema, Turismo e Industrias Criativas» que terá lugar no dia 17 de outubro no Campus da Penha. A conferência conta com a participação das Professoras/ investigadoras da UAlg, Alexandra Rodrigues Gonçalves e Mirian Tavares e ainda Laura Carlos, representante da Algarve Film Comission.