No Dia Mundial do Turismo, o Município de Albufeira apresentou o programa para o Fim de Ano 2019/2020. À 18.ª edição, a autarquia decidiu inovar e criou um novo conceito:

“Albufeira Carpe Nox”, um espetáculo multissensorial que, além dos concertos à beira-mar com Amor Electro e The Black Mamba, vai incluir elementos de pirotecnia, aerobática sincronizada, iluminação no mar e em todo o recinto, e ainda um palco criado especificamente para essa noite. Mas o programa do Fim de ano começa logo a 28 de dezembro com o Paderne Medieval e estende-se a 4 de janeiro com o Festival Solrir. Vai ser uma semana de eventos únicos para toda a família!

O Cais Herculano, junto à Praia dos Pescadores, foi o local escolhido pelo Município de Albufeira para apresentar o seu Programa de Fim de Ano. A apresentação decorreu no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do presidente da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, José Santos, entre outras entidades oficiais, empresários e munícipes.

“Já passaram por aqui grandes nomes da música nacional e internacional, já fizemos o maior brinde do mundo, recebemos a final do programa Ídolos, da SIC, e este ano decidimos apostar em algo diferente para recuperarmos alguma dinâmica. Todos os municípios têm o habitual concerto e fogo-de-artifício, mas quisemos ser diferentes”, afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Para este fim de ano, o Município está a preparar um espetáculo multissensorial, que irá envolver os vários elementos naturais da Praia dos Pescadores. “O desafio foi desenvolvermos um conceito único, que se traduzirá numa experiência inesquecível. Vamos usar elementos cénicos e tornar o público numa das peças principais para que as pessoas sintam que fazem parte de tudo o que está a acontecer. A palavra-chave é inovar. Fazermos algo de novo, fazermos algo que fique marcado nestes 17 anos de história”, explicou o chefe de gabinete do presidente, Paulo Dias.

Para a noite do dia 31 de dezembro irá ser construído um palco com 50 metros de frente, desenhado para o efeito, que vai interagir com o público, com o mar, com o céu, com a falésia e com os barcos que vão estar na praia. Vão também ser montadas várias torres de laser e luz, que vão pintar todo o cenário e envolver o público. “Vamos utilizar pela primeira vez algo que sempre esteve presente, mas que nunca foi usado. Este ano, o fogo-de-artifício vai ser todo colocado no mar e em toda a frente de praia de Albufeira vão estar barcos que irão fazer parte do espetáculo, juntamente com o palco, com o som e com tudo o que estará a acontecer, num jogo de luzes”, revelou a chefe da Divisão de Turismo e Desenvolvimento Social, Carla Ponte.

A música continua a ser uma das atrações principais do Fim de Ano com dois concertos a animar a última noite de 2019. A primeira banda a subir ao palco são os Amor Electro, que vão fazer um espetáculo único com um alinhamento exclusivo para o momento.

Depois da meia-noite, The Back Mamba, uma das bandas mais reconhecidas internacionalmente ao nível do pop rock, vão tocar, além dos êxitos da sua carreira, medleys dos últimos 30 anos do pop-rock, com temas de diversos artistas, desde Bruno Mars, Prince ou U2. “Pretendemos que o público se identifique ainda mais com este clima de celebração e estamos a preparar concertos únicos para esta data”, acrescentou Paulo Dias.

Um terceiro elemento de animação terá a ver com o fogo-de-artifício à meia-noite, que será lançado do mar. Vai ser um espetáculo piro-aéreo musical, multissensorial, com uma coreografia de grande impacto.

Ao longo da noite vão existir outros momentos de fogo. Haverá um espetáculo de acrobacias aéreas com oito para-motores iluminados que lançam fogo enquanto fazem coreografias. Ainda nos céus de Albufeira, dois aviões de aerobática sincronizada irão protagonizar um espetáculo único, realizado apenas duas vezes no mundo.

“A noite de Fim de Ano irá ser um espetáculo que tem que ser visto desde o início. Temos uma cobertura de câmaras em todo o recinto, para que o que se vai passar possa ser visto em todo o lado”, garantiu Carla Ponte. O nome da marca que irá ficar associada ao Fim de Ano - “Albufeira Carpe Nox” - foi desvendado por José Carlos Rolo e por José Santos. “Aproveita a noite” é o mote para o espetáculo de Réveillon que o Município de Albufeira quer criar como um conceito inovador e repleto de surpresas.

“Estou sem palavras perante um espetáculo desta dimensão e qualidade. O Fim de Ano é uma marca para Albufeira e para aquilo que são as pretensões do Município em destacar-se com o que se faz de melhor”, salientou José Santos, presidente da direção da APAL, que se associa à autarquia para promover o Fim de Ano. “Queremos agradecer o privilégio desta parceira com a Câmara, em que os associados da APAL se juntam e ajudam à dinamização deste evento. É uma aposta com certeza ganha e que os empresários terão todo o orgulho em participar”, acrescentou José Santos.

José Carlos Rolo encerrou a apresentação com um convite ao público para que todos venham ser “atores desta noite” e deixou também uma mensagem aos empresários para que “mantenham os seus estabelecimentos abertos e sirvam da melhor forma as pessoas, tornando a noite memorável e inesquecível”.

Além de todas as novidades para a noite de 31 de dezembro, na Praia dos Pescadores, o programa de Fim de Ano começa a 28 de dezembro, com Paderne Medieval a animar o centro histórico da aldeia do barrocal até dia 1 de janeiro. E a festa prolonga-se até 4 de janeiro com muitas gargalhadas à mistura. O Festival de Humor Solrir está de regresso ao Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, de 1 a 4 de janeiro com os melhores comediantes nacionais.

O Município irá divulgar todos os pormenores deste grande evento nas suas redes socias. Acompanhe todas as novidades no site do município (www.cm-abufeira.pt) e em https://www.facebook.com/albufeira.pt/