A Câmara Municipal de Castro Marim assinalou o Dia Europeu do Ex-Fumador com uma mensagem marcante.

A escultura «Eco-pulmão», da autoria de Carlos Correia, foi hoje inaugurada e faz um repto de duas frentes, o de deixar de fumar e o de uma maior consciencialização ambiental.

Na inauguração estiveram vários ex-fumadores do programa de cessação tabágica do município, conduzido pelo médico e presidente da câmara municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e pelo seu chefe de gabinete e psicólogo, Dinis Faísca. «Somos uma dupla invencível», referiu o autarca castromarinense. E os dados confirmam, o programa municipal de cessão tabágica tem atualmente 437 aderentes e uma taxa de sucesso de 85%. Presente esteve também o presidente da delegação da APA Algarve (Agência Portuguesa do Ambiente), José Pacheco, assinalando a importância da mensagem ambiental destas iniciativas, numa mais consciencialização ambiental que todos devemos promover.

Com mais de 1.50m e construída em ferro, a escultura é explícita em relação aos malefícios do tabaco no organismo e promove, em simultâneo, uma mensagem de preocupação ambiental, estimulando a deposição de beatas nos «pulmões»da figura. 

Pela sua parte, os ex-fumadores agradeceram a ajuda que lhes foi prestada com um acompanhamento próximo, e lembraram as vantagens desta vida mais saudável.

Todos os anos a Câmara Municipal de Castro Marim assinala e valoriza «a decisão inteligente de deixar de fumar», procurando conservar a motivação de todos os envolvidos no processo da desabituação tabágica, o doente, a família e o ciclo de amigos.

 

Por: CM Castro Marim