ENTRÁMOS NA ÚLTIMA SEMANA DO FOMe E AINDA HÁ TANTO PARA VER! Chegou a terceira semana do FOMe - Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres, um evento único que une 6 municípios distintos do Algarve Central em dedicação ao teatro de marionetas.
 
Desde 13 de setembro até ao presente dia, já muitas foram as peças apresentadas nesta edição, muito conhecimento foi partilhada, e muito trabalho se transformou emarte em palco.
 
De marionetas gigantes e iluminadas a marionetas pequeníssimas que se guardam numa só mala, de variedade se fez esta edição do FOMe e embora esteja
perto do seu final, ainda muito existe para ver.
Esta semana irão a palco espetáculos distintos antes do evento de encerramento do FOMe.
Ginodrama, Janet, Garbage Monster, Miscelânea e O Palhaço Escultor preenchem o cartaz.
Ginodrama chega-nos já esta quarta-feira dia 25 às 21h30, ao IPDJ em Faro, trazendo-nos Gino, um homem de meia idade que fantasia sobre outras vidas
possíveis. Um conto tragicómico de uma marioneta solitária que acredita nas suas próprias mentiras e que vive entre fantasmas do passado, disfarces estranhos,
músicas estridentes e danças pungentes.
 
Um espetáculo que seguirá para Tavira e Olhão, nos seguintes dias.
Em São Brás de Alportel, sexta-feira será noite de “Janet” de Helen Ainsworth. Uma peça onde a personagem tenta constantemente fugir do seu destino para seguir os seus sonhos.
Já em Faro, no Teatro Lethes, sexta-feira às 21h30 um monstro de bom coração, comedor do lixo perdido nos mares, apresentar-se-á na peça «Garbage Monster».
A mesma, estará em exibição, sábado, às 18h00 no Auditório do Convento Espírito Santo em Loulé. Esta é uma comédia ambiental, que apresenta um mundo colorido e bem-humorado de marionetas de sombras e músicas tradicionais turcas.
 
Preenchendo a manhã de sábado, vindos de Faro diretamente para os Claustros do Convento do Espírito Santo, em Loulé, chega-nos Miscelânea. Uma variedade de pequenos espectáculos de curta duração, instalações e oportunidades de construção de fantoches livre para o público.
Sábado será assim o último dia desta recheada edição do Festival FOMe. Assim sendo, terminará em grande, em Faro, com uma noite reservada à confraternização entre artistas, público e equipa do FOMe.
Fechando o cartaz, contaremos com a presença de Pedro Tochas como «O Palhaço Escultor» e ainda o já tradicional lançamento do Balão.
 
Uma noite que terá tudo para se tornar imperdível e que continuará, depois do espetáculo, no Gimnásio Clube de Faro.
Conheça os detalhes de todos os eventos incluídos no FOMe - Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres nas redes sociais ou aqui.
O FOMe tem produção da ACTA-A Companhia de Teatro do Algarve e conta como apoio dos municípios do Algarve Central – Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira – no âmbito do CRESC Algarve 2020 / Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia- Fundos Estruturais e de Investimento.
 
 
Por: ActaTeatro