GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A herança genética dos Algarvios é, em mais de 80%, pré-histórica… Convém conhecer o território (fig.) que nos tem forjado durante milénios…

O Algarve de clima Mediterrânico (Verões quentes e secos e Invernos frios e chuvosos) está dividido em 5 zonas marcantes, segundo geologia, solos, vegetação…

1- A Serra xistosa (verde) é a zona mais ampla - 3000 km2 (Ângelo Leitão, 1970). Os solos são esqueléticos, ácidos, de declives acentuados e devido à sua impermeabilidade os aquíferos são pobres. Contudo, esta característica física confere-lhes aptidão para reter as águas superficiais na forma de barragens. O montado é a cultura mais representativa e suporta uma população envelhecida e escassa de 5 hab./km2.

2- A Serra sienítica de Monchique - 12 km2 (rosa) consiste numa ilha magmática no meio do xisto. Aqui se atingem os valores mais elevados de altitude (900 m) e de precipitação. Terraços foram construídos para permitir a agricultura, mas a floresta é a paisagem dominante.

3- A Beira Serra (roxo) consiste numa faixa alongada de 110 km2 que se estende ao longo do Algarve. Os solos são de origem sedimentar (grés de Silves e margas do Triásico) e vulcânica (doleritos). Devido á existência de disponibilidades hídricas e de bons solos agrícolas, quase todas as povoações do interior aqui se localizam (170 hab./km2).

4- O Barrocal (870 km2) é a zona calcária. A população dispersa não excede os 100 hab./km2. Nomeadamente nas formações Jurássicas (azul escuro) os solos permeáveis propiciam enormes aquíferos e também a sua vulnerabilidade á poluição. Aqui é o solar da alfarrobeira. Nas formações Cretácicas (azul e verde claro) são mais típicas a amendoeira, a oliveira e a figueira.

5- (Amarelo) o Litoral (450 km2) é constituído por areias e arenitos do Miopliocénico. Também ocorrem aluviões formados quase ao nível do mar e com toalhas freáticas próximas da superfície. Agricultados desde tempos remotos, têm vindo a ser ocupados por campos de golfe. Quando mais próximos do mar, os aluviões salgados estão vocacionados para aquacultura e salinas.

O turismo, o motor económico do Algarve, compete com outras actividades em termos de espaço, mão de obra e água. A flutuação populacional ao longo do ano é enorme… A estrutura fundiária, tipicamente diminuta, é obstáculo ao desenvolvimento agro-pecuário, florestal e do turismo, o qual tem ocupado as propriedades de maior dimensão…