A Docapesca abriu um concurso para elaboração do projeto de execução para a construção de novo cais de acostagem e estacionamento no porto de pesca da Quarteira. O preço base do projeto de execução é de 60 mil euros, tendo por objetivo o lançamento do concurso para a empreitada em 2020.

O futuro cais será implantado no local onde existiu um cais flutuante (nº 6) destinado às embarcações de pesca do cerco e que foi retirado por questões de segurança.

Este cais será dimensionado para a acostagem de embarcações de maior porte (entre 20 e 25 metros de comprimento), terá 90 metros de comprimento e oito metros de largura mínima e será implantado no canto nordeste da bacia portuária, confinando com o cais de descarga existente.

Para a solução a desenvolver, a Docapesca teve em consideração os contributos da Quarpesca e da Junta de Freguesia de Quarteira, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Loulé.

O Porto de Pesca de Quarteira

O porto de pesca de Quarteira foi construído entre 1998 e 1999, situando-se a este da marina de Vilamoura e a oeste do campo de esporões de Quarteira. Dispõe de um cais de descarga de pescado, adjacente ao edifício da lota (extremo sul), com 70 metros de zona  acostável,  e  de  cinco  pontões  flutuantes com capacidade para  estacionamento  de, aproximadamente,  205 embarcações. Fixado a  este  cais  existe  ainda  um  cais  flutuante  para  apoio  à descarga de pescado de pequenas embarcações.

A importância  socioeconómica  do  porto  de  Quarteira  é  significativa  a  nível  local  e  regional. Em 2018  foi  registada  em  lota  a  venda  de  2.660 toneladas  de  pescado (+22,2% face a 2017)  no  valor  de 7,1 milhões de euros (+9,9%). O preço médio total foi de € 2,66/kg.

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tendo a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

 

Por: Deepstep