Os faróis são locais de fascínio, quer pela ideia mística do seu isolamento, quer pelo património arquitetónico e científico que lhes está associado. A redescoberta deste património é uma constante afirmação da história e das raízes portuguesas.

Os Faróis de Alfanzina e Santa Maria, são dois dos grandes Faróis do Algarve e estiveram abertos a visitas todos os dias durante os meses de julho e agosto. Tal só foi possível graças à assinatura de um protocolo de colaboração entre Autoridade Maritima Nacional, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), as Câmaras Municipais de Faro e Lagoa e as Associações “Designers do Sul” e a “Lagoa Académico Clube”, que se juntaram a este projeto reunindo os voluntários para apoiar as visitas.

Este, protocolo, que se repete pelo 3º ano consecutivo, tem-se revelado uma iniciativa de sucesso, tanto pela envolvência voluntária dos jovens da região na divulgação do seu património, como no número de visitantes, que não para de crescer, sendo que o número de visitantes em 2019 ascendeu a 6450 no Farol de Santa Maria e 2440 no Farol de Alfanzina, o que representa um aumento de aproximadamente 40% em relação ao primeiro ano desta colaboração e de 14% em relação ao ano passado.

 

Por: Marinha