Um total de 19 partidos e coligações apresentaram candidaturas pelo círculo eleitoral de Faro às eleições legislativas de 06 de outubro, num distrito que elege nove deputados, confirmou hoje a Lusa no Tribunal de Faro.

De acordo com as listas afixadas no Juízo Central Cível de Faro, hoje consultadas pela agência Lusa, concorrem por Faro o PS, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PDR, PTP, Iniciativa Liberal, PNR, PPM, Chega, BE, CDU, PAN, MPT, PURP, RIR, Livre, PSD, Aliança e PCTP-MRPP.

Nas eleições legislativas de 2015, os nove mandatos em disputa foram distribuídos pelo PS, o partido mais votado neste círculo eleitoral, com 32,7% dos votos, que obteve quatro mandatos, pelo PSD/CDS-PP, que obteve três, e pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, que obtiveram um mandato cada.

Dos partidos atualmente com assento parlamentar, pelo círculo de Faro, apenas o BE mantém o mesmo cabeça de lista: o professor João Vasconcelos, de 63 anos. O PS e o PSD apostaram em nomes que em 2015 ocupavam outras posições e a CDU num candidato estreante.

O PS apresentou como cabeça de lista a vice-presidente da bancada parlamentar Jamila Madeira, economista, de 44 anos, que sucede a José Apolinário, atual secretário de Estado das Pescas e cabeça de lista em 2015, e que ocupa, agora, a segunda posição na lista.

Outra das novidades na lista socialista é o facto de o terceiro e quarto lugares pertencerem a dois presidentes de Câmara, Jorge Botelho, que preside a Tavira e também à Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos.

Já o PSD, que obteve há quatro anos 31,47% dos votos, em Faro, subiu para cabeça de lista o deputado Cristóvão Norte, de 43 anos, licenciado em Economia e Direito, que há quatro anos ocupava o segundo lugar da lista de candidatos.

A CDU apostou para Faro num candidato estreante, em matéria de legislativas: Tiago Raposo, de 35 anos, cuja profissão é a de distribuidor comercial, exercendo, atualmente, a função de assessor político do executivo CDU na Câmara de Silves.

Para as próximas eleições de 06 de outubro, o CDS-PP apresentou como cabeça de lista pelo distrito de Faro o deputado João Rebelo, professor universitário de 49 anos, que substitui Teresa Caeiro, eleita em 2015 numa lista em coligação com o PSD.

O Pessoas - Animais - Natureza volta a candidatar Paulo Baptista, angariador imobiliário, partido que em 2015 ficou em quinto lugar nos partidos mais votados, embora com apenas 1,99% dos votos, logo a seguir à CDU, que obteve 8,68% e ao BE, que obteve 14,13%.

O partido Iniciativa Liberal (IL) apresentou como primeiro candidato por Faro Bruno Mourão Martins, de 41 anos, que desempenha funções de gestão em empresas de investimento.

O Aliança tem como cabeça de lista Telmo Martins, jurista, coordenador regional do partido, depois de Odília Lopes, o nome escolhido inicialmente pelo partido, ter desistido de ser a primeira candidata do Aliança pelo Algarve.

Já o Livre optou por candidatar à Assembleia da República uma estudante universitária de 20 anos, Ana Sofia Dias Marcelino, que encabeça a lista deste partido pelo círculo de Faro.

A cabeça de lista do Partido Democrático Republicano (PDR) por Faro é Anabela da Silva Restolho, do Partido Trabalhista Português (PTP) é Ana Sofia Gomes e do Partido Nacional Renovador (PNR) Madalena Pinto Coelho.

Por Faro, candidatam-se, ainda, o Partido Popular Monárquico (PPM) com Rui Curado como primeiro candidato, o Partido da Terra (MPT) com Carlos Marcelino, o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), com António Tavares e o Reagir Incluir Reciclar (RIR), com Calos Aleixo.

Carlos Valentim Rias é o primeiro candidato do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Jorge de Jesus lidera a lista distrital de candidatos do Chega e Luís Barroso a do partido Nós, Cidadãos.

Terminado o prazo de apresentação de candidaturas, agora, segue-se um período de verificação da regularidade dos processos e de eventuais reclamações, antes da publicação definitiva.

 

Por: Lusa