Docente e aluna da FMUC distinguidos no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia

Lino Gonçalves, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), e Patrícia Barros da Silva, aluna do 5º ano do mestrado integrado em Medicina da mesma faculdade, vão ser distinguidos na próxima edição do congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC na sigla original, em inglês), que decorre em Paris (França), de 31 de agosto a 4 de setembro. O docente vai receber a Medalha de Prata da ESC, enquanto a estudante vai proferir uma das quatro comunicações orais, concorrentes ao prémio Best Research Abstract from the Young.  

Lino Gonçalves foi agraciado pela segunda vez com a Medalha de Prata da Sociedade Europeia de Cardiologia e receberá a distinção na cerimónia inaugural do congresso. O galardão é um reconhecimento pelo contributo significativo do professor catedrático da FMUC para a educação, acreditação, certificação e qualidade de treino da cardiologia, a nível europeu. 

Patrícia Barros da Silva vai apresentar no congresso o tema “Stroke after Mitraclip: systematic review and meta-analysis”. Esta comunicação oral foi selecionada, entre mais de 12000 candidaturas de todo o mundo, para o prémio Best Research Abstract from the Young. Este trabalho – realizado na valência de Cardiologia da unidade curricular de Patologia Torácica e Vascular, sob a orientação de Rogério Teixeira, Lino Gonçalves e José Pedro Sousa, contou também com a colaboração de Bárbara Oliveiros e Helena Donato - teve como objetivo avaliar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) dos doentes submetidos a implantação de um clip na válvula mitral, um tratamento inovador e emergente para a insuficiência mitral. 

O congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia é a maior reunião científica mundial na área cardiovascular. A sua edição de 2019 vai decorrer em paralelo com o Congresso Mundial de Cardiologia, envolvendo cerca 32 mil profissionais de saúde de 150 países.

 

Por: Universidade de Coimbra com a amável colaboração do Jornal Campeão das Províncias