No decorrer do evento Handi Fly, Competição Internacional de Paraquedismo para pessoas com deficiências motoras, que irá acontecer pela primeira vez em Portugal, irá ser fornecida a primeira formação de juízes e apoio médico no paraquedismo em Portugal.

Dada á especificidade do evento, a Federação Portuguesa de Paraquedismo conta com o apoio de um médico da sua congénere Federação Francesa e um diretor de competição da Federação Francesa, responsável pela organização do Handi Fly International Challenge 2016, que se constituiu aqui um parceiro importante na organização e logística deste evento, assim como dois juízes provenientes da Rússia e França.

A competição de saltos terá início na manhã do dia 21 de agosto e irá prolongar-se até dia 23, onde os atuais juízes irão classificar cada salto individualmente, tendo em conta as condições atmosféricas e o tempo de execução. No decorrer da competição irão estar presentes juízes portugueses aptos a participar em campeonatos europeus de paraquedismo, que irão receber formação para avaliar campeonatos com atletas de mobilidade reduzida.

O médico da Federação Francesa de Paraquedismo presente no evento irá também ele dar formação a médicos portugueses, preparando-os para prestar apoio médico em eventos com atletas com deficiências motoras.

Este é um evento organizado pela Câmara Municipal de Évora, Federação Portuguesa de Paraquedismo e Federação Francesa de Paraquedismo. Tendo o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Turismo do Alentejo, Turismo de Portugal e ainda das instituições APPACDM, APCE, ARASS E ASCTE.