O Município de Albufeira acaba de adquirir uma máquina inovadora no que diz respeito ao combate das plantas infestantes na via pública.

Trata-se de uma máquina eléctrica que atua com água a elevadas temperaturas, evitando assim o uso de matérias químicas. Este equipamento insere-se na estratégia do município na redução das emissões atmosféricas e adoção das melhores práticas com vista à maximização da sustentabilidade ambiental de Albufeira.

O Município de Albufeira adquiriu uma viatura elétrica com um equipamento de monda térmica inovador, destinado a combater a vegetação infestante da via pública através do uso de água a elevada temperatura.

O objetivo é reduzir progressivamente a aplicação de produtos químicos, prejudiciais ao ambiente, utilizando práticas mais sustentáveis e de impacte ambiental nulo. Esta tecnologia patenteada, baseia-se na utilização de água aquecida a elevada temperatura (aproximadamente 120ºC), que após contacto com a vegetação, destrói o tecido celular e o sistema radicular. Pelo fato de cozer as sementes, impede o seu processo de germinação.

A aquisição deste equipamento insere-se na estratégia do município na redução das emissões atmosféricas e adoção das melhores práticas com vista à maximização da sustentabilidade ambiental do município.

“Sabemos que a biosfera está sob uma grande ameaça e é responsabilidade de todos o que se passa com o ambiente. Com esta máquina, pretendemos manter os espaços públicos limpos e sem químicos, para bem de todos”, afirmou o Presidente do Município, José Carlos Rolo, que manifesta a vontade de adquirir mais máquinas similares para a higiene e limpeza de Albufeira.