Já na sua 6.ª edição, o original evento “Calçadas, A arte sai À Rua” voltará a invadir de cultura e animação as ruas e ruelas do Centro Histórico de São Brás de Alportel, já hoje, dia 14 de agosto.

A partir das 20h00 pode ser surpreendido por criações artísticas, design, escultura, fotografia, momentos de música e dança, mas também poesia e até contos de arrepiar… a arte espreita por esquinas e ruelas e convida a uma noite magica, em que se consegue ouvir bater o coração da vila!

Para acompanhar o passeio, não vão faltar os petiscos, produtos locais e claro muito artesanato para levar consigo originais peças que trazem consigo a mestria do tempo.

O programa de animação  integra 14 momentos, distribuídos por 7 diferentes espaços. Os animados Al-fanfarre iniciam a sua atuação no Largo de São Sebastião pelas 20h30. O Palco do Adro da Igreja Matriz volta a ser o ponto de encontro da dança, com atuações da Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel e a Companhia de Dança do Algarve. No alternativo espaço “À do Calçadas”, no pátio do antigo Palácio Episcopal a partir das 21h15 podemos ouvir Rattle N Strum, Beatrice e DJ Solitaire. O Palco da Praça Velha abre às 21h00 e contará com as atuações da fadista Argentina Freire, do grupo Campaniças do Mira (tradicional) e ainda os momentos de hilariante comédia com Jorge Serafim . E no Palco Vila Adentro, para onde são reservados sempre momentos muito especiais, a animação tem início pelas 21h30 com as atuações de Big Six (rock), The Wax Flamingos (blues/rock) e com a aguardada atuação do grupo Quem é o Bob? (reggae), uma homenagem a Bob Marley!

Os mais pequenos têm na Biblioteca Municipal o seu recanto especial com duas sessões de contos com as Trovadoras Itinerantes, pelas 21h30 e 22h30, para além de muitas pinturas faciais.

E para manter a tradição, ao bater das 12 badaladas, na Calçadinha é tempo de ouvir “Histórias de Arrepiar”, por Maria José Carocinho e Fernando Guerreiro.

No Centro de Artes e Ofícios, é ainda possível visitar as exposições “Os Começos” de Jolita Yamuna e “Subnigrum: Fronteira” de Ana Vieira Ribeiro, fruto de uma parceria estabelecida com o MUSEU ZERO, uma das novidades desta 6.ª edição do Calçadas, sempre no rumo da valorização das artes na região.

Por falar em arte, ela sai à rua e assoma-se à janela… para além das exposições que pode encontrar, esgueirando-se por “portas abertas à arte” que surpreende por aqui e por ali, também algumas Janelas estarão ainda mais bonitas, fruto de mais uma edição do concurso “A Janela mais Bonita”, um desafio artístico a proprietários e residentes que integra o evento.

Na senda da luta pela redução da poluição causada pelo excessivo uso de plástico, a 6,ª edição do Calçadas é ainda mais ecológica… À semelhança da medida adotada na Feira da Serra, também neste evento,  não serão usados copos de plástico descartável. Os visitantes poderão adquirir copos reutilizáveis nos espaços de venda de bebidas ou desde logo, trazer consigo um copo reutilizável.

Este evento de entrada gratuita, com atividades para toda a família, convida a desfrutar a arte a cada passo nas calçadas do Centro Histórico de são-brasense.  Uma iniciativa integrada no Plano de Revitalização do Centro Histórico, promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a “Comissão Organizadora Calçadas”, um grupo informal da comunidade são-brasense.

 

 

 

  Câmara Municipal de São Brás de Alportel