O Portimonense e o Belenenses SAD empataram ontem sem golos no jogo que abriu a edição 2019/20 da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Portimão.

A equipa algarvia, 12.ª classificada da época passada, e os lisboetas, nonos, somaram cada um o primeiro ponto da temporada, repetindo a igualdade registada no campeonato anterior (1-1) quando os 'azuis' visitaram Portimão.

O Benfica começa a defesa do título de campeão no sábado, em casa, frente ao Paços de Ferreira, no mesmo dia em que o FC Porto, vice-campeão, joga no terreno do Gil Vicente, enquanto o Sporting visita o Marítimo no domingo, numa jornada que se completa na segunda-feira.

 

(Comentários)

Portimonense domina mas não vai além do ‘nulo’ na receção ao Belenenses SAD

O Portimonense e o Belenenses SAD empataram hoje sem golos no jogo de abertura da I Liga portuguesa de futebol 2019/20, disputado em Portimão e dominado pelos locais, que falharam na concretização.

A equipa da casa dominou a partida praticamente durante todos os 90 minutos e o resultado acaba por castigar a ineficácia algarvia, que não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Koffi, a principal figura dos 'azuis'.

Na estreia na I Liga, António Folha e Jorge Silas apresentaram quatro reforços cada nos dois 'onzes', mas, desde o apito inicial do árbitro Manuel Mota, foram os algarvios a impor o seu cunho ofensivo na partida.

A primeira parte mostrou um Portimonense em constante assédio ao meio-campo do Belenenses SAD, apostando numa pressão alta que condicionou quase sempre a construção de jogo dos 'azuis', com dificuldades em colocar em prática o seu habitual bom futebol.

O médio criativo brasileiro Paulinho voltou a assumir a condução do jogo algarvio, criando perigo logo aos três minutos, na marcação de um livre direto, obrigando o guardião dos forasteiro, Koffi, a defesa apertada.

Aos 17 minutos, com o Portimonense a continuar por cima, o guarda-redes do Belenenses SAD ficou ‘pregado’ ao chão com um cruzamento/remate de Paulinho que raspou o poste esquerdo da baliza.

O ascendente claro dos algarvios na primeira metade não ganhou expressão no marcador, apesar de, perto da meia hora, Iury Castilho ter rematado ligeiramente ao lado, após bom trabalho individual na sequência de um contra-ataque.

Com os centrais do Portimonense a cortarem ‘pela raiz’ os poucos lances em que o Belenenses SAD conseguia espreitar o meio-campo contrário, um remate do ponta de lança Kikas, aos 38 minutos, fraco e à figura, foi a única tentativa dos forasteiros.

O técnico dos ‘azuis’, Jorge Silas, esperava que o descanso fizesse bem à sua equipa - e até mexeu, colocando Matija Ljujic em campo -, mas o panorama manteve-se igual, com o Portimonense a acentuar o seu domínio.

As oportunidades sucediam-se, mas o guardião burquinense Koffi impediu a equipa de Portimão de abrir o ativo com duas boas defesas aos remates de Paulinho (53) e, após boa jogada coletiva, Iury Castilho (61).

Os algarvios foram perdendo fulgor e dando mais espaço ao Belenenses SAD com o passar dos minutos, mas Iury Castilho voltou a estar perto do golo para os locais, cabeceando ao lado após centro de Koki Anzai (78).

Com o jogo mais aberto, os lisboetas estiveram muito perto de surpreender os locais, valendo o central Willyan com dois cortes na ‘hora h', num remate de Licá (86) e a impedir que a bola chegasse a um adversário (87).

 

Declarações após o jogo Portimonense-Belenenses SAD (0-0), da 1.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje no Estádio Municipal de Portimão:

António Folha (treinador do Portimonense): "O guarda-redes do Belenenses SAD foi o melhor em campo e isso, só por si, ditou o resultado final. Fomos competentes, fizemos muita coisa boa, tivemos muitas oportunidades. Umas vezes, a perspicácia devia ter sido melhor no último terço - [era preciso] simplificar o processo porque não há muito tempo para pensar - e noutras vezes o guarda-redes apresentou-se a grande nível.

[É] um ponto na nossa caminhada que será longa. Podiam ter sido três, não foram, mas vamos continuar a trabalhar porque houve muita coisa positiva no jogo.

Estamos no início de época. No dia a dia, vamos tentar melhorar esses comportamentos. No último terço temos de pensar mais rápido, porque são segundos para finalizar. Também é uma questão de treino. Vamos ter de treinar todos os dias para melhorar todos os aspetos que queremos para o nosso jogo.

Os jogadores foram incansáveis, pressionaram o adversário de forma fantástica, não deixaram jogar na maior parte do tempo. Estão de parabéns pelo jogo que fizeram, não pelo resultado, porque queríamos os três pontos, mas estamos contentes com todos".

Jorge Silas (treinador do Belenenses SAD): "Foi um jogo difícil para nós, contra uma equipa boa. Acho que o Portimonense foi ligeiramente melhor do que nós, embora também ache que o resultado seja justo. Não houve uma superioridade muito grande. Na primeira parte, eles estiveram bastante melhor do que nós. Na segunda parte nós equilibrámos e tivemos muitas chances.

Sabíamos que ia ser difícil, porque a nível técnico ainda estamos abaixo daquilo que é exigível. Tecnicamente falhámos muito, muito passe, muito controlo. Jogámos numa relva diferente daquela que temos, o que nos dificulta a vida. No início, justifica-se a fase de adaptação mas, no final, já não se justifica, e continuámos a errar. Temos de melhorar muito, porque, se hoje estivéssemos bem tecnicamente, conseguiríamos estar muito melhor do que estivemos.

Olhando para aquilo que foi o jogo, acabo por ficar satisfeito. O Portimonense foi um pouco melhor do que nós e não merecia perder. Fora de casa, tenho de aceitar e ficar contente com o resultado, mas não com a exibição. Temos de jogar muito melhor do que jogámos aqui.

Queremos melhorar o que fizemos no ano passado. Mas vai ser preciso muito trabalho. Vamos ver se conseguimos trazer mais alguém, para termos mais soluções de qualidade. Precisamos de mais gente para poder ambicionar mais do que no ano passado".

 
Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense - Belenenses SAD, 0-0.

 

Equipas:

- Portimonense: Ricardo Ferreira, Koki Anzai, Jadson, Willyan, Henrique, Pedro Sá, Rômulo (Everson, 80), Paulinho, Bruno Tabata, Aylton Boa Morte (Marlos Moreno, 72) e Iury Castilho (Beto, 87).

(Suplentes: Gonda, Hackman, Marlos Moreno, Beto, Everson, Sérgio Santos e Rodrigo Freitas).

Treinador: António Folha.

- Belenenses SAD: Koffi, Diogo Calila (Simon Ramirez, 74), Gonçalo Santos, Nuno Coelho, Varela, André Santos, André Sousa (Kau, 57), Dieguinho (Matija Ljujic, 46), Jonatan Lucca, Licá e Kikas.

(Suplentes: Mika, Kau, Matija Ljujic, Hakim, Nico Vélez, Simon Ramirez e Faraj).

Treinador: Jorge Silas.

 

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Matija Ljujic (61) e Pedro Sá (89).

Assistência: 3.486 espetadores.

 

 

PA // PA

Lusa/fim