Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Marco Manuel Caetano Sousa

Ano nascimento: 2004 (2 março)

 

Diz o sábio povo português que “quem cansa, sempre alcança”. A presente época de 2019/2020 será a oitava temporada de Marco Sousa como jogador federado de futebol e a oitava ao serviço do Louletano DC. Não sendo um dado irrefutável, até porque não há forma científica de o mensurar, constatamos que o Marco tem tido uma evolução gradual, uniformemente acelerada época após época, afirmando-se, hoje em dia, como um dos jogadores de referência da geração de jogadores nascidos em 2004 que representam o Louletano DC. Com uma compleição física assinalável, entendendo bem o jogo (o que lhe permite ocupar os espaços com mestria e eficácia, nomeadamente no processo defensivo), Marco Sousa evidencia um crescimento futebolístico que impressiona e, porque não dizê-lo, há umas épocas atrás inesperado para muitos.

Uma assinalável melhoria qualitativa global, sobretudo no jogo aéreo, na qualidade de passe e, como referimos atrás, na noção coletiva do jogo, permite-lhe alinhar a central, a lateral ou a médio defensivo sem comprometer.

Talvez tenha sido por isso que, no último jogo que vimos do Marco Sousa, tenhamos recordado aquelas corridas de atletismo em que um atleta está na cauda do pelotão e, de repente, começa a ultrapassar progressivamente os outros duma forma surpreendente. É o que, na gíria desportiva, se denomina de “corrida de trás para a frente”.

A carreira futebolística de Marco Sousa, que nesta época que agora se iniciou é Juvenil B, ou seja, Juvenil de 1º ano, também tem sido assim: de trás para a frente.

Seguramente fruto da força mental, da perseverança e da confiança que Marco Sousa evidencia no terreno de jogo, fatores que se nos afiguram estarem a ser decisivos e fulcrais na notória evolução que, mesmo a olho nu, salta à vista de todos.

Daí ser legítimo colocar a questão: faltando ainda quatro temporadas para terminar o seu percurso no Departamento de Futebol de Formação até onde evoluirá Marco Sousa?

A acompanhar com (muita) curiosidade.