Catarina Martins, coordenadora do BE, considera que há «em Portugal uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação», referindo-se ao «Alojamento Local (AL) sem regras» e à lei das rendas.

«Desde o AL sem regras, a uma lei das rendas que permite a perseguição e expulsão de inquilinos que pagam rendas aceitáveis, até aos vistos gold ou ao regime de não residentes, há em Portugal uma combinação explosiva que está a negar o direito à habitação», afirmou a responsável, em declarações aos jornalistas, depois de entregar no tribunal a lista de candidatos às legislativas pelo distrito em que é cabeça de lista.

Segundo a coordenadora bloquista, cada vez mais pessoas tem ficado «sem casa porque o mercado de arrendamento se transformou num verdadeiro inferno» e está a expulsar das grandes cidades «inquilinos que pagam rendas aceitáveis».

Citada pela Lusa, Catarina Martins destacou, quando questionada sobre uma notícia do Público relativa a uma família de sete pessoas que «não tem para onde ir a partir de 14 de agosto», que «faz parte do programa eleitoral do BE garantir que a habitação é um direito». E mais: defendeu que a Lei de Bases da Habitação, aprovada no fim da legislatura, «dá algum passo para consagrar esse direito» e «tem agora de ser concretizada».

 

Por:Idealista