Todos os carros que recebam a primeira matrícula a partir desta quinta-feira (1 de agosto de 2019) passam a ter o novo Documento Único Automóvel (DUA) num formato simplificado, mas também mais “resistente e seguro”, informou o Ministério da Justiça.

O novo DUA, com uma configuração semelhante ao do cartão do cidadão, aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos automóveis.

Segundo a Lusa, que cita a tutela, o DUA é “mais fácil de manusear e de guardar na carteira” e, por isso, «menos suscetível de ser deixado no veículo exposto a eventuais furtos».

De referir ainda que o DUA utiliza elementos de segurança reforçados e incorpora um inovador e seguro elemento de leitura ótica: o código «UniQode».

Em causa está uma medida Simplex incluída no Plano Justiça Próxima, com o objetivo de simplificar o conteúdo informativo disponível no documento (DUA) e reunir dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário.

Em 2018 foram emitidos 1.9111.721 DUA e prevê-se que, durante o projeto-piloto que decorre até 31 de dezembro deste ano, sejam emitidos cerca de 200 mil novos DUA.

 

Por : Idealista