Hoje, dia 26 de Julho, pelas 10h vai ser assinado o Protocolo de Colaboração para o desenvolvimento de projetos conjuntos de cariz científico, técnico e formativo no âmbito da salvaguarda do património arqueológico, histórico e natural da Cidade Romana da Balsa, em Tavira.

Este protocolo a ser celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e o Município de Tavira, conta ainda com a participação do Centro de Ciência Viva de Tavira e dos proprietários locais, na prossecução do projecto plurianual “Balsa, Recuperação e divulgação de uma cidade romana do Sudoeste ibérico. Projeto cultural para a coesão social e sustentabilidade local”.

Este projecto tem como objetivos:

- Resgatar a memória e o conhecimento do que resta de uma das cidades históricas mais emblemáticas do Algarve;

- Contribuir para a requalificação e valorização de uma área pelos seus valores culturais e naturais;

- Promover, através do seu estudo e divulgação, o reforço na formação da comunidade em geral e da população escolar em particular, contribuindo para a sua autoestima, coesão social e para o diálogo intergeracional.

Assim, através da promoção da cooperação interinstitucional, a Direção Regional de Cultura do Algarve alavanca a concretização da Resolução da Assembleia da República nº 207/2017 de 11 de Agosto, sobre a defesa e a preservação das ruínas da antiga Cidade Romana da Balsa.

As escavações arqueológicas na quinta da Torre d’Aires irão decorrer entre 19 de Agosto e 6 de Setembro, podendo ser visitadas no Dia Aberto, 5 de Setembro.

 

Por: DRCAlg