GASTRONOMIA DA ÉPOCA TAMBÉM SE DÁ A CONHECER NO EVENTO

Um banquete, no qual os participantes se sentirão “À Mesa Real”, é uma das propostas que tem vindo a ganhar relevo dentro das muitas que a Feira Medieval de Silves apresenta aos visitantes. 

Este banquete acontece diariamente, podendo os participantes degustar diversos pratos que refletem a gastronomia muçulmana e crista da época a que se reporta esta edição do evento.

Várias entradas despertam o paladar para esta aventura gastronómica: cenouras e azeitonas temperadas, torresmos, linguiça assada, queijos, presunto, salada de beterrabas, Zalouk (um prato feito à base de beringela), peixinhos da horta, lentilhas, salada de Couscous. Seguem-se diversos pratos principais, entre os quaiuma empada de aves, boldroegas (almondegas), carnes grelhadas e leitão assado e o repasto termina com fruta e outras sobremesas, como a laranja com canela, torta de mel, a torta de laranja, a torta de alfarroba, as almojávenas de requeijão, o bolo de laranja e o bolo de mel e azeite com calda de mel e medron

«A ideia é que os visitantes, se o desejarem, possam experimentar um tipo de refeição que não é bem o que se encontra nas diversas tasquinhas e tabernas localizadas nas várias áreas de restauração», explica Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. «Queremos que a experiência seja total e imersiva e, por isso, a comida é parte integrante da nossa proposta. Este seria um banquete que poderia ser servido ao Embaixador Al-Gazalī e a convidados seus cristãos, já que que inclui pratos que pertencem às gastronomias quer muçulmana, quer cristã e que respeitam os preceitos religiosos que ambas impõem», conclui a autarca.

Quem desejar comer “À Mesa Real” poderá comprar os seus ingressos através da plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. Pode, também, comprar nas bilheteiras que estarão no recinto, mas em qualquer dos casos e por questões logísticas terá sempre de o fazer pelo menos na véspera do dia em que pretender usufruir desta experiência.

Os preços do “À Mesa Real” para adultos são 40,00€ e para crianças (dos 6 aos 12 anos) são 15,00€.

Caso não queira participar nesta proposta, poderá desfrutas de muitas outras ofertas gastronómicas apresentadas pelas tasquinhas e tabernas que se localizarão no perímetro da XVI Feira Medieva de Silves, já que mesmo no que toca a estes espaços, a organização dá indicações claras, no sentido de que os alimentos confecionados não deverão conter ingredientes desconhecidos na Idade Média, como a batata, os pimentos, entre outros (sobretudo, devido ao facto de serem provenientes do continente americano). Procura-se, igualmente, estimular o trabalho de pesquisa e recolha de receitas de origem medieval e a sua reprodução.

 

 

Por. CM Silves