A disponibilidade dos bancos para concederem crédito à habitação não parece estar a passar ao lado dos portugueses, que continuam a recorrer em força a empréstimos.

A procura de crédito para compra de casa subiu ligeiramente no segundo trimestre do ano e os bancos preveem que aumente no terceiro trimestre, segundo dados divulgados terça-feira (23 de julho de 2019) pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, de julho, “no segundo trimestre de 2019 a procura de crédito por parte de empresas manteve-se praticamente inalterada face ao primeiro trimestre do ano”. “No segmento dos particulares a procura de crédito para aquisição de habitação e para consumo e outros fins aumentou ligeiramente. Para esta evolução terão contribuído o nível geral das taxas de juro e a confiança dos consumidores, respetivamente”, lê-se no documento.

Para o terceiro trimestre, “as instituições antecipam uma diminuição na procura de empréstimos pelas PME, assim como de empréstimos de longo prazo a empresas”. No segmento dos particulares, os bancos “antecipam um aumento na procura de crédito à habitação”, refere o BdP.

Do lado da oferta de crédito, os bancos dizem que permaneceu inalterada e que também não deverá haver mudanças significativas no terceiro trimestre deste ano.

 

Por: Idealista