Com um sol luminoso e a Ria Formosa como companhia, foi inaugurada no passado sábado mais uma edição da Feira do Livro de Olhão.

A iniciativa do Município decorre até ao próximo domingo, 20 de julho, no Jardim Patrão Joaquim Lopes e, entre outras novidades, os visitantes mais assíduos podem levar para casa livros oferecidos.

“Esta Feira do Livro tem vindo a crescer e com qualidade. Tem um formato interessante e a organização tem em atenção as dificuldades que lhe transmitimos”, refere Paula Lopes, uma das livreiras que marca presença nesta edição. A opinião é partilhada com outros livreiros, assim como pelas editoras participantes na edição deste ano.

“Temos tentado ouvir todas as críticas e sugestões, boas e más, para evoluírmos e melhorarmos as condições desta Feira, tanto para os participantes como para os visitantes”, garante, por sua vez, a vereadora da Cultura do Município de Olhão, Gracinda Rendeiro, que esteve presenta na inauguração do evento, tal como a vereadora Elsa Parreira, o presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Miguel Dimas, e a vogal da Junta de Freguesia de Olhão, Ana Cruz.

Pelo recinto também passaram, no dia inaugural, os autores Gonçalo M. Tavares, Rita Redshoes e Adão Contreiras, que falaram sobre a sua relação com a escrita, o processo criativo e as suas obras, muitas delas à venda na Feira. A conversa foi moderada pela professora universitária Ana Isabel Soares e a atriz Tânia Silva leu vários excertos das obras destes escritores.

O primeiro dia da Feira do Livro de Olhão começou com atividades destinadas aos mais novos, entre elas uma oficina de ilustração coordenada por Danuta Wojciechowska. A noite terminou com o espetáculo Grafonola Voadora e Napoleão Mira.

Para além dos livros e dos autores que marcam presença diariamente no recinto, também os mais novos podem usufruir de várias atividades através da iniciativa Biblioteca Viva e o Centro de Arte de Pintores Olhanenses (CAPO) exibe obras dos seus pintores.

A Feira do Livro de Olhão prossegue hoje, 15 de julho, com uma oficina infantil dedicada à criação de um livro, iniciativa da Biblioteca Municipal de Olhão com início às 18h00. A partir das 21h30, a conversa acontece com os escritores João Pinto Coelho, João Paulo Oliveira e Costa e Luís Barriga. Às 23h00 é apresentado o CD Poesia 21 pelo grupo Experimen’Arte.

Até ao dia 20 de julho a Feira do Livro de Olhão apresenta muitas outras sugestões que vale a pena conhecer aqui: https://issuu.com/rp-cmo/docs/feira_do_livro_de_olh_o_2019_-_prog?fbclid=IwAR2CafTVupmbapj6g6f6b-fbi6pkUroBkTYqrP3Gt6tFHAX29-gQZxPoHoY.

Os visitantes mais assíduos, ao fim da terceira visita, levam livros grátis para casa.

 

Por: Município de Olhão