Tem início no próximo sábado, 13 de julho, mais uma edição da Feira do Livro de Olhão. O cenário - o Jardim Patrão Joaquim Lopes, ladeado pela Ria Formosa -, aliado ao programa diversificado, são motivos de peso para uma visita ao ‘mundo’ dos livros e da leitura.

Durante oito dias, entre 13 e 20 de julho, passam pela Feira do Livro de Olhão nomes incontornáveis da cultura nacional e com destaque internacional. Gonçalo M. Tavares, João Tordo, Teolinda Gersão, Luís Carmelo ou Francisco Moita Flores são apenas alguns dos autores que marcam presença nesta edição.

A abertura oficial da Feira do Livro de Olhão 2019 acontece às 18h00 do dia 13 de julho com uma oficina de ilustração infantil, a cargo de Danuta Wojciechowska. Neste dia, que termina com o espetáculo Grafonola Voadora e Napoleão Mira, pelas 23h00, marcam presença no Jardim Patrão Joaquim Lopes, Gonçalo M. Tavares, Rita Redshoes e Adão Contreiras a partir das 21h30.

João Tordo, Valério Romão e Fernando Cabrita são os autores presentes no domingo, dia 14, a partir das 21h30, passando igualmente pela Feira do Livro de Olhão, sempre no mesmo horário, João Pinto Coelho, João Paulo Oliveira, e Luís Barriga (dia 15), Teolinda Gersão, Luís Carmelo e Ana Paula Madureira (dia 16), Afonso Cruz, Ana Cristina Silva e António Ventura (dia 17), Francisco Moita Flores, Patrícia Portela e Vasco Prudêncio (dia 18).

As atividades para os mais novos também estarão em destaque através da iniciativa Biblioteca Viva, que contempla a realização de oficinas de criação de livros (dia 15, 18h00), pigmentos naturais (dia 16, 18h00), A Princesa e a Ervilha (dia 17, 18h00) ou Uma Aventura na Cortiça (dia 18, 18h00). Haverá também yoga entre histórias (dia 14, 18h00), Histórias Sorridentes com Lígia Boldori (dia 19, 18h00), e Livros e Bonecos com Carlos Canhoto (dia 20, 18h00).

Esta edição da Feira do Livro conta, igualmente, com a participação especial das juntas de freguesia do concelho, que apoiam encontros com escritores e poetas locais, assim como alguns momentos musicais. Entre outros, o espetáculo Experiment'arte e as atuações de Genoveva Faísca e Zeus Faber animam as noites de 15 e 18 de julho, respetivamente.

Como refere o presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, “autores premiados e de grande relevância na literatura que melhor se escreve em Portugal fazem parte do programa que delineámos com o objetivo de agradar e permitir novas experiências a todos os participantes. O convite está feito. Encontramo-nos no dia 13, rodeados de livros”.

 

Por: Município de Olhão