Bloco de Esquerda de Faro reuniu com a Associação de Amigos e Utentes do Parque de Campismo da Praia de Faro (AUAPCPFARO)

A Comissão Coordenadora Concelhia de Faro reuniu no dia 2 de julho com a Associação de Amigos e Utentes do Parque de Campismo da Praia de Faro, a pedido desta para discutir a problemática relativa à denúncia do comodato entre a AUAPCPFARO e a Câmara Municipal de Faro.

A AUAPCPFARO deu conta da sua insatisfação sobre a forma como foi levada a cabo a referida denúncia, nomeadamente da falta de diálogo com o executivo municipal.  Os representantes da Associação deixaram claro que a sua luta sempre foi conseguir para Faro um parque de campismo para todos, e não um “condomínio fechado” como parece ter chegado à opinião pública, afirmaram ainda que o contrato de comodato imposto pela Câmara Municipal limitou usufruto do espaço apenas aos associados da Associação, fechando-o aos restantes campistas.

A Associação de Utentes afirmou o seu interesse em contribuir para a solução do problema, nomeadamente assumindo-se como interessada em contribuir para uma solução que satisfaça todos os interesses envolvidos, nomeadamente a existência de um parque de campismo  público com acesso livre para todos os campistas e caravanista que visitam Faro,  mas também acessível para os Campistas e Caravanistas de Faro em regime de estadias de longa duração.

A AUAPCPFARO deu nota das suas reservas relativas à possibilidade da atual localização ser a indicada para um parque de campismo com condições ambientais e de segurança.

A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda ouviu as questõeslevantadas pela Associação de Utentes e deu nota da sua preocupação com a defesa do espaço público. Reafirmou a necessidade da existência de um parque de campismo e caravanismo municipal com condições para receber quem nos visita. A posição do Bloco de Esquerda foi já plasmada numa recomendação aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal.

O Bloco de Esquerda retoma a sua proposta de criação de um Parque de Campismo Municipal fora da Praia de Faro, pois tal solução permitiria conciliar os diferentes interesses em jogo, dotar o concelho de uma infra-estrutura de qualidade cumprindo todas as normas de segurança, e não menos importante deslocá-la para uma zona menos sujeita aos efeitos das alterações climáticas, minimizando riscos para pessoas e bens. De entre as localizações possíveis o Bloco de Esquerda entende que se deve considerar a área do Pontal, podendo o Parque de Campismo ser o primeiro passo para a requalificação desta zona com vista à criação de uma área protegida / parque verde municipal.

 

Por: BE Faro