O areal da Praia da Rocha (frente ao Hotel Júpiter e Hotel da Rocha) será, nos meses de junho, julho e agosto, palco de três concertos, sempre pelas 18h30, e com entrada gratuita, tendo como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando aquele que é um dos principais cartões de visita da cidade de Portimão.

O primeiro concerto da iniciativa “Música à Beira Mar na Praia da Rocha – Portugal Cinco Estrelas 2019”, realiza-se no próximo sábado dia 22 de junho e junta, numa lógica festiva, descontraída e informal, numa alegre comemoração do Solstício de Verão, a Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP), dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, à cantora e compositora cubana Eme Alfonso.

Eme utiliza as suas raízes combinando-as com sons electrónicos, percussões do mundo e lendas afro-cubanas e trará, pela primeira vez, o seu espetáculo a Portugal, numa simbiose perfeita entre a OFP e a sua banda, apresentando algum repertório do seu mais recente álbum "Voy", em paralelo com outros sucessos da música Cubana e das Caraíbas.

No sábado 20 de julho será a vez da Orquestra Clássica do Sul (OCS) apresentar um programa incluído no “Ciclo Clássicos Light”. O Maestro John Avery conduzirá os músicos num ciclo que integra repertórios mais ecléticos, mantendo a essência da função de diversão da música, aliada a uma qualidade excecional, já que, de acordo com a Orquestra «a música clássica, enquanto forma de expressão artística e intelectual, nunca esteve muito afastada da música de carácter mais ligeiro e despreocupado. Se, no século XIX, a música de ‘diversão’ teve o seu auge com a família Strauss em Viena, no século XX grandes compositores dedicaram muita da sua produção à Sétima Arte e esta aproveitou também grande parte da produção de compositores do passado».

O ciclo de Música à Beira-Mar encerra na sexta-feira 23 de Agosto, com o concerto “Elvis Estravaganza”, pela Orquestra de Jazz do Algarve (OJA), dirigida pelo Maestro Hugo Alves.

Elvis foi um artista que não ficou apenas pelo Rock & Roll, passando por diversas linguagens num percurso que terminaria abruptamente em 1977. Dois dos mais emblemáticos concertos de Elvis, foram sem dúvida o de Las Vegas, em 1970, e o de Hawaii, em 1973 - o primeiro concerto no Mundo a ser transmitido via satélite. Nestes concertos, Elvis passava já em revista toda a sua carreira, utilizando em palco uma quase Big Band, ou maior ainda.

É na inspiração destes concertos, que a Orquestra de Jazz do Algarve convida Selvis Prestley para reviver Elvis e a sua carreira que a todos nos toca ainda hoje. Jailhouse Rock, Don't be Cruel, CC Rider, I Got a Woman, Always On My Mind, Suspicious Minds e tantos outros temas, farão justiça ao Rei e à sua carreira.

 

Por: CM Portimão