Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Ciaran Gerard Conroy

Ano nascimento: 2002 (8 fevereiro)

Naturalidade: Irlanda do Norte

 

 

As equipas de Juvenis do Louletano viveram um final de época feliz, já que ambas subiram de Divisão. A equipa principal, graças ao “milagre de Salir” (onde, em casa emprestada, o Campinense alcançou, na última jornada, um surpreendente, porque inesperado, empate frente ao Farense – um Farense que se vencesse seria campeão), acendeu ao Campeonato Nacional da categoria, prova que a geração de 2003 disputará na época que se inicia oficialmente no próximo dia 1 de julho 2019. A equipa B (composta só por jogadores de 1º ano) superiorizou-se às equipas principais, isto é, de 2º ano (portanto com jogadores um ano mais velhos) do Silves, do FC S. Luís, do Ginásio Tavira, do Odiáxere e do Moncarapachense, só para citar algumas, e, por isso, a geração de 2004 jogará na temporada que se avizinha na 1ª Divisão Distrital. Muito bom.

Muito e bons jogadores integram estas duas gerações do Louletano. Não há quaisquer dúvidas.

Hoje vamos apontar o foco para um deles: Ciaran (leia-se Quiran). Nascido em 2002, integrando, portanto, a equipa A de Juvenis.

Há precisamente três anos atrás escrevíamos nesta coluna, sob o título, “Ciaran, a star is born” (Ciaran, nasceu uma estrela”) o seguinte:

“Nascido na Irlanda do Norte, Ciaran (lê-se quiran) tem laivos de futebol britânico no seu ADN. Impressionando pela intensidade do seu jogo, sempre em alta voltagem, não parando um segundo, Ciaran, que atua preferencialmente como avançado móvel e tem o esquerdo como pé predileto, é uma verdadeira dor de cabeça para os defensores contrários. Jogador muito inteligente, afirma-se como um finalizador nato, sobretudo pela perceção que tem dos lances, antecipando-os, adivinhando-os.

Muito forte no um para um, “arrancando” inúmeras faltas graças ao tipo de finta que mais utiliza, ultrapassando os adversários muito perto deles (o que faz com que qualquer movimento destes origine um livre), muito bom no jogo aéreo porque detentor de um tempo de salto milimetricamente conectado com a bola, exímio marcador de lances de bola parada, Ciaran, para além de se afirmar como um líder natural dentro do campo, é daqueles jogadores que consegue aliar uma indiscutível utilidade com uma indesmentível qualidade”.

Hoje em dia com todos essas valências mais desenvolvidas, mais aperfeiçoadas e, porque conseguidas a um nível competitivo mais elevado, Ciaran impressiona cada vez mais e a mais gente. Até porque continua a ter um indomável mas alegre espírito competitivo. E contagia de tal forma os colegas de equipa que ninguém consegue tirar o pé do acelerador.

Trinta e dois jogos oficiais realizou a equipa de Juvenis no Campeonato. Ciaran alinhou em 30. E, nesses jogos, marcou 39 golos! Média de 1,3 golos por jogo! Assombroso!

Rivalizando com a Calçada dos Gigantes (Giant’s Causeway) e com George Best como o ex-libris norte irlandês mais conhecido e admirado no Algarve, a questão que se coloca hoje é: como será a vida futebolística de Ciaran Gerard Conroy daqui a 3 anos ou, seja, no final do seu primeiro ano de sénior?

I wish you all the best, dear friend.